Pagamentos instantâneos entre empresas, respostas automatizadas para clientes, catálogos de produtos, mensagens prontas sobre horários de funcionamento.
O WhatsApp está planejando implementar o Pix como forma de pagamento instantâneo em transações realizadas entre usuários e empresas no aplicativo de mensagens, uma funcionalidade exclusiva para o Brasil. Ainda não foi definida a data de lançamento dessa novidade no WhatsApp.
Essa integração do Pix no WhatsApp promete facilitar ainda mais a vida dos usuários, tornando as transações financeiras mais rápidas e práticas dentro do aplicativo de mensagens. Em breve, será possível enviar e receber dinheiro de forma instantânea através de mensagens no WhatsApp.
WhatsApp Business: Integração do Pix e Pagamentos Instantâneos
A novidade foi divulgada durante o evento global Conversations da Meta, realizado pela primeira vez em São Paulo. Mark Zuckerberg, presidente executivo, participou por vídeo. A integração do Pix no WhatsApp acontece na versão para negócios do app, o WhatsApp Business, disponível gratuitamente nas lojas digitais. Com essa atualização, os comerciantes podem oferecer respostas automatizadas para clientes, como catálogos de produtos e mensagens sobre horários de funcionamento.
Além disso, os clientes agora podem fazer compras utilizando cartões de crédito, débito, pré-pagos e o Pix, de forma simples e instantânea. Após a conclusão do pedido, o WhatsApp enviará um código único para que o cliente possa efetuar o pagamento instantaneamente em seu aplicativo bancário, sem custos adicionais. Essa funcionalidade é válida apenas para pagamentos de pessoas para empresas.
O recurso de pagamentos entre pessoas, chamado Pagamentos no WhatsApp, requer o uso de cartões previamente cadastrados. Guilherme Horn, executivo do WhatsApp para o Brasil, Índia e Indonésia, destaca a importância do Pix no cenário brasileiro de pagamentos. O Pix, lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil, possibilita transações instantâneas entre contas bancárias em qualquer horário da semana, sem cobrança de tarifas entre diferentes instituições financeiras.
Com mais de 164 milhões de usuários, o Pix representou 41% dos pagamentos realizados no Brasil no último trimestre de 2024. Horn ressalta a inclusão proporcionada pelo Pix no sistema de pagamentos brasileiro, beneficiando profissionais autônomos e pequenos comerciantes que utilizam o WhatsApp como canal de vendas.
A Meta também anunciou a expansão do sistema de pagamentos por cartão na plataforma do WhatsApp, permitindo que grandes e pequenas empresas adotem essa funcionalidade. A empresa fornece APIs para que as firmas integrem seus serviços. O WhatsApp, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, é um dos principais aplicativos de mensagens do mundo, com 100 bilhões de mensagens trocadas diariamente. No Brasil, a plataforma continua a se destacar como um meio popular de comunicação e comércio.
Fonte: @ Mercado e Consumo
Comentários sobre este artigo