MEC promove encontros sobre estratégias de implementação da política de Educação Básica, com gestores e secretários de todo o País, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais e o Conselho Nacional de Secretários.
O Ministério da Educação (MEC) está preparando uma série de webinários para discutir estratégias de Recomposição das Aprendizagens e melhorar a qualidade da educação no país. Esses encontros virtuais serão realizados nos dias 16 e 25 de setembro e em 1º de outubro, das 15h às 17h, e serão transmitidos ao vivo no YouTube, pelos canais do MEC e do Conviva Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Os webinários terão como objetivo principal discutir estratégias de Recomposição das Aprendizagens e Recuperação de Aprendizagens, além de abordar a Reorganização Curricular e a Melhoria dos Índices de Aprendizagem. Essas discussões são fundamentais para garantir que os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e que os professores tenham as ferramentas necessárias para apoiar o desenvolvimento dos alunos. A educação é um direito fundamental e é essencial que trabalhemos juntos para garantir que todos tenham acesso a oportunidades de aprendizado. A tecnologia pode ser uma aliada importante nesse processo.
Recomposição das Aprendizagens: Uma Estratégia para Melhorar a Educação Básica
O Ministério da Educação (MEC) lançou o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, uma iniciativa voltada para secretários e gestores de educação de todo o País. O objetivo é oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios, os estados e o Distrito Federal executarem ações e programas com foco na melhoria dos índices de aprendizagem da educação básica, por meio da estratégia de Recuperação de Aprendizagens. A política foi construída de forma colaborativa pelo MEC com os entes nacionais, representados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A Recomposição das Aprendizagens é uma tarefa urgente e de longo prazo para lidar com o problema da defasagem de aprendizagem no Brasil, agravada pela pandemia de covid-19. Há décadas, o sistema não garante que todos os estudantes adquiram os conhecimentos e as habilidades necessárias para seu pleno desenvolvimento. A Reorganização Curricular é uma das estratégias propostas para alcançar essa meta.
Webinários para Discutir a Recomposição das Aprendizagens
O MEC realizará uma série de webinários para discutir a implementação da política de Recomposição das Aprendizagens. O primeiro webinário, marcado para 16 de setembro, debaterá o tema ‘Plano de ação: estratégias para implementação de Recuperação de Aprendizagens’. Nesse dia, será retomado o trabalho de construção coletiva das ações previstas no Pacto Nacional, assim como será analisada a sua implementação até o momento, frente aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
No dia 25 de setembro, o webinário terá como tema ‘Estratégias de Recomposição: Reorganização Curricular’. Assim, será abordado o referencial curricular prioritário da política, relacionado com o Guia de Reorganização Curricular. O encontro vai expor a centralidade do currículo como fonte para outras ações. Também serão explicadas: a lógica de um currículo estruturado por habilidades, conforme determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); as relações entre evasão escolar e lacunas de aprendizagem; e a lógica da reorganização curricular com os processos avaliativos.
Por fim, no dia 1º de outubro, o webinário vai tratar das ‘Estratégias de Recomposição: Avaliação e Mediações Pedagógicas’. A expectativa será discutir a retomada do mapa de implementação da política e de seus processos avaliativos, além de orientar a utilização pedagógica dos dados e resultados de avaliações como o Ideb. A Recomposição das Aprendizagens é uma estratégia fundamental para melhorar a educação básica no Brasil e reduzir as desigualdades educacionais.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo