Empresa afirma que ocorreu incidente cibernético em outubro, com quantidade comprometida de dados inexpressiva, que contém serviços de Controle de Reservatório e rede digital.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgou que está em processo de investigação, após o ataque cibernético que ocorreu em outubro de 2022. Segundo a empresa, foram identificadas publicações com ‘uma quantidade inexpressiva de dados pessoais não sensíveis’ compatíveis com as suas bases.
Segundo a empresa, a medida não afeta a confidencialidade dos dados, e a informação será divulgada em breve. Além disso, a empresa está em processo de análise para entender quem poderia estar por trás do ataque, e por que ocorreu. No entanto, a empresa garantiu que a integridade dos dados cibernéticos continua a ser o objetivo principal.
Revelação de Vazamento de Dados
A Sabesp, uma das maiores empresas de saneamento do mundo, enfrenta um incidente cibernético que impacta sua rede digital, afetando operações críticas. Embora a empresa tenha notificado a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e tenha tomado medidas preventivas, a situação continua a ser considerada grave.
Consequências do Incidente
O incidente, detectado por assessores externos, causou instabilidade na rede digital da Sabesp, levando a problemas nos sistemas de Controle de Reservatório (COO) e outros setores. De acordo com o Sintaesp, sindicato dos trabalhadores do setor de saneamento de São Paulo, os problemas começaram no dia 17 de outubro e o impacto foi mais grave do que inicialmente relatado. A situação foi descrita como um ‘caos’ e os sistemas de comercialização, leitura, atendimento ao cliente e outros setores permaneceram parados por mais de cinco dias.
Situação em São Paulo
A Sabesp é uma empresa pública responsável por fornecer serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos em 375 dos 645 municípios paulistas, incluindo a capital. Com um faturamento de R$ 25,5 bilhões no ano passado, a empresa está entre as maiores de seu segmento no mundo. O estado de São Paulo detém 18% das ações da empresa, enquanto a Equatorial possui 15%. A maior parte dos papeis (57,1%) é negociada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), e 9,9% na bolsa americana NYSE.
Impacto nos Serviços
O incidente teve um impacto significativo nos serviços da Sabesp, com operações de abastecimento de água e coleta de esgotos não afetadas, mas outros sistemas, incluindo o sistema de Controle de Reservatório (COO), foram afetados. De acordo com o Sintaesp, os trabalhadores só conseguiram acessar os sistemas via internet do celular ou redes externas. O Sintaesp também relatou que o incidente restringiu a capacidade de os trabalhadores acessarem os sistemas, afetando a eficiência dos serviços.
Investigação e Proteção de Dados
A Sabesp notificou a ANPD sobre o incidente, apesar de as informações obtidas até o momento não permitirem concluir que se trata de um cenário de notificação obrigatória. A empresa também está investigando o incidente, suas causas, extensão e potenciais responsáveis. Com a crescente preocupação com a proteção de dados, a Sabesp está se esforçando para garantir a segurança dos dados de seus clientes e funcionários. A empresa está trabalhando para reforçar suas defesas cibernéticas e minimizar o impacto do incidente nos seus serviços.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo