Colapso em Baltimore: navio cargueiro atinge estrutura. Mergulhadores buscarão vítimas. Synergy e Maersk envolvidas. Situação de emergência.
A tragédia da queda de uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, chocou a população local. A polícia de Maryland informou que seis pessoas estão desaparecidas e acredita-se que tenham morrido no acidente. As operações de busca foram interrompidas temporariamente, mas serão reiniciadas em breve.
O colapso da estrutura ocorreu quando um navio cargueiro atingiu a ponte, resultando em consequências devastadoras. O acidente causou grande comoção na região e levantou questões sobre a segurança das infraestruturas viárias. É essencial investigar as causas do desastre e garantir que medidas preventivas sejam implementadas para evitar novas tragédias similares.
Impacto da queda de ponte
A embarcação com bandeira de Singapura, que tinha como destino o Sri Lanka, sofreu uma trágica queda de ponte. Segundo as autoridades, seis operários que estavam realizando uma manutenção no meio da ponte estão desaparecidos. A empresa responsável pelos trabalhadores já havia comunicado que os operários provavelmente não sobreviveram, devido ao tempo decorrido desde o acidente e a baixa temperatura da água.
Mais cedo, os bombeiros conseguiram resgatar duas pessoas com vida, sendo uma delas levada em estado grave para atendimento médico. Além dos mergulhadores, drones com câmeras infravermelhas e sonares estão auxiliando nas buscas.
Detalhes do navio cargueiro
O navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura, denominado Dali, e tinha como destino o Sri Lanka. Com 300 metros de comprimento e 48 metros de largura, de acordo com o site MarineTraffic, o navio era operado pela empresa Synergy e prestava serviços para a companhia dinamarquesa Maersk, conforme informações da CNN. A operadora destacou que nenhum membro da tripulação ficou ferido na colisão.
Medidas de segurança e operações de busca
Para facilitar as operações de resgate, a Autoridade de Transporte de Maryland bloqueou todas as vias na região da ponte Francis Scott Key, uma vital conexão entre dois pontos da cidade que cruza o Rio Patapsco. O tráfego naval no porto de Baltimore foi suspenso, sem previsão de retomada para o dia de hoje.
A agência responsável pela aviação nos EUA também restringiu o espaço aéreo e pediu para que drones particulares evitem a região. O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência. O secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, está em contato com o governador e o prefeito de Baltimore, Brandon M. Scott.
Características da ponte Francis Scott Key
Inaugurada em 1977, a ponte tinha quase 3 quilômetros de extensão e quatro pistas, situando-se cerca de 55 metros acima das águas. A estrutura inclui uma ponte levadiça que facilitava o acesso ao porto de Baltimore, recebendo o nome do autor do poema que inspirou o hino dos Estados Unidos.
De acordo com registros históricos, Francis Scott Key compôs os versos após testemunhar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo