Evacuação em fábricas de chips devido a fenômeno climático de magnitude 7,2 afetou desempenho das ações de fabricantes como Nvidia e TSMC no pré-mercado.
A região de Taiwan foi novamente abalada por um tremor de terra, desta vez com uma magnitude de 7,2. O terremoto ocorreu no oceano próximo à ilha na manhã de quarta-feira, resultando em pelo menos nove vítimas fatais. Este foi o mais forte abalo sísmico a atingir Taiwan desde setembro de 1999, causando pânico e destruição em diversas áreas.
A localização geográfica de Taiwan, situada em uma ilha no oceano, a torna mais vulnerável a eventos sísmicos como terremotos. Apesar das medidas de precaução e prevenção adotadas, a ilha continua a enfrentar desafios naturais que exigem resiliência e solidariedade por parte de sua população. É essencial estar preparado para lidar com situações de emergência e garantir a segurança de todos os habitantes.
Taiwan sofre com falta de energia após terremoto
Recentemente, várias partes da capital Taipei foram afetadas por uma falta de energia, causando evacuações em várias instalações do setor tecnológico. Essa situação também está prejudicando o desempenho das ações de fabricantes de chips na bolsa, de acordo com informações da agência Dow Jones.
A Nvidia (NVDA; Nasdaq) é uma das empresas impactadas, visto que sua cadeia de abastecimento está concentrada em Taiwan. Diante disso, as ações da empresa operam em queda, registrando uma desvalorização de 0,8% para US$ 887,78 durante as negociações do pré-mercado.
Impacto nas fábricas e linhas de produção
Após o terremoto, o principal fabricante contratado da Nvidia, a Taiwan Semiconductor (TSMC), teve que evacuar algumas de suas fábricas. No entanto, os trabalhadores já estão retornando e as operações estão sendo retomadas aos poucos.
As maiores fábricas da TSMC em Taiwan estão localizadas no lado oeste da ilha, distante do epicentro do terremoto. Ainda assim, o papel da empresa registrou uma leve queda de 0,11% no pré-mercado em Nova York.
Retomada gradual das operações
Outra empresa afetada foi a Foxconn, que interrompeu temporariamente algumas linhas de produção no país. No entanto, a companhia está retomando suas operações gradualmente e afirma que seus equipamentos não sofreram danos significativos devido ao abalo.
A Foxconn é uma das principais fornecedoras de peças e chips para empresas americanas, como a Apple. Apesar dos contratempos, a empresa acredita que os efeitos do terremoto em seus resultados e operações serão mínimos. As ações da Foxconn fecharam em queda de 1,39% na Bolsa de Taiwan.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo