Neocêmia Batista enfrentou desafios, mas se adaptou bem à tecnologia após retomar os estudos de ensino médio em zona rural, visando preparar-se para o ENEM e sonhar com carreira de desenvolvedora de software.
Aos 55 anos, Neocêmia Batista, que sempre sonhou em ser professora, agora ainda pode alcançar esse objetivo. Ela se prepara para o ENEM 2024 em seu sítio em Areial, no Agreste da Paraíba. Dedicando-se em estudar, Neocêmia confia em suas habilidades e, em breve, poderá se formar em pedagogia ou serviço social.
Agora que sonha em seguir a carreira de professora, Neocêmia Batista não se deixa intimidar. Ela é o exemplo de que a cada idade tem um momento de superação. E, como ela, muitos outros podem sonhar e alcançar seus objetivos, mesmo em uma idade avançada. A cada passo, Neocêmia está mais perto de cumprir sua ambição e se tornar professora. E, com um grande desafio diante de si, ela está determinada a aprovar no ENEM e alcançar seu sonho de estudar em uma universidade.
Professora Inspira e Motiva, Enquanto Desenvolve Profissão como Desenvolvedora de Software
Neocêmia, uma mulher de 37 anos da Paraíba, interrompeu seus estudos no último ano do ensino médio, aos 16 anos. Uma greve prolongada fez com que as aulas parassem por vários meses, e as atividades só foram retomadas perto do parto. Isso os fez pausar completamente. A paraibana lembra claramente dessa época. ‘Ninguém incentivava a gente a estudar, incentivava a ser dona de casa’, lembrou. Neocêmia cuidou dos filhos, que agora são todos adultos e formaram profissões escolhidas por eles mesmos. Uma das filhas dela, Ranayana Batista, possui uma mãe como uma inspiração. Diretamente da Bélgica, onde trabalha como desenvolvedora de software, ela torce pela aprovação da mãe. Com o tempo, a agora estudante também se tornou comerciante e tomou conta de um mercadinho da família.
Um Sonho Renascido: Professora que Tirou Mil na Redação do Enem
‘Eu sonhava por anos estudar, mas o sonho de estudar ficou adormecido, mas eu sempre tive vontade de voltar a estudar. Eu nunca parava de pensar (em voltar a estudar), mas eu me realizei nos meus filhos’, destacou. Há 10 anos, Neocêmia e o marido deixaram a cidade e se mudaram para a zona rural. No ano de 2023, a dona de casa conheceu o Encceja (Exame Nacional de Certificação para Jovens e Adultos). Foi assim que concluiu o ensino médio com apenas dois meses de preparação. Em seguida, assistindo a um telejornal local pela manhã, ela conheceu um curso gratuito de preparação para o Enem, oferecido pela rede estadual de ensino. E é assim que tem se preparado para as provas que começam a ser aplicadas no próximo domingo (3). Rotina: ‘Sento no meu cantinho, vou assistir às videoaulas’
O dia de Neocêmia começa cedo. Ela acorda e faz musculação. Depois, parte para os afazeres domésticos. Arruma a casa com zelo, cuida dos animais e prepara o almoço. Depois da louça lavada, chega o momento de se concentrar nos estudos.
Professora e Desenvolvedora de Software: Uma Inspiração para o Futuro
‘Eu sinto no meu cantinho, vou assistir às videoaulas’, explicou. Após quatro horas estudando, ela prepara o jantar. Em seguida, participa dos estudos orientados com os professores da rede pública, também pela internet, só que em tempo real. ‘Sempre abro a câmera, sempre perguntei, sempre questionei’, disse orgulhosa. As disciplinas favoritas são sociologia literatura, filosofia, geografia e história. Já as menos queridas, são física e química. Dificuldades na volta aos estudos: ‘Tem disciplinas que eu nunca nem ouvi’
Em 37 anos sem estudar, muito mudou. As disciplinas têm uma nova organização, e os recursos também estão diferentes. ‘Tem disciplinas que eu nunca nem ouvi na época da minha adolescência. Senti muita dificuldade com elas. Mas eu vou me lembrar do que estudei devagarinho e tá fluindo, tô aprendendo’, sentenciou. Já lidar com a tecnologia, não foi uma grande dificuldade para Neocêmia.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo