Evento mundial gratuito, que apresenta circuito de música. Começa nesta segunda-feira (1º) e vai até 31 de julho.
A 19ª edição do Festival da Harpa do Rio de Janeiro, celebração cultural que elevou a cidade maravilhosa ao cenário mundial da música, terá uma novidade este ano. ‘Devido à grande procura, decidimos realizar o festival em duas etapas’, afirmou à Agência Brasil o idealizador e diretor do evento, Sergio da Costa e Silva. A primeira etapa terá início nesta segunda-feira (1º) e se estenderá até o dia 31 de julho.
Além disso, a segunda parte do festival promete surpreender os amantes da música e da cultura, trazendo atrações inéditas e emocionantes para o público. A diversidade de artistas e a atmosfera única do evento prometem tornar essa edição do Festival da Harpa do Rio de Janeiro inesquecível para todos os participantes.
Festival RioHarpFestival: Um Evento Cultural de Celebração Mundial
O próximo festival RioHarpFestival está marcado para o período de 1º a 30 de setembro, trazendo uma celebração da música mundial. Trinta artistas de 22 países diferentes irão se apresentar ao público, em um evento que promete encantar os amantes da música de todo o mundo.
O RioHarpFestival faz parte do projeto Música no Museu, uma iniciativa que há 27 anos promove recitais e apresentações musicais gratuitas em diversos espaços culturais no Rio de Janeiro e em todo o país. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro pela Câmara Municipal da cidade em 2022, o Música no Museu tem sido fundamental na difusão da cultura musical.
A programação diversificada do RioHarpFestival abrange uma ampla gama de estilos musicais, desde a harpa tradicional até o koto japonês e harpas africanas, árabes e indianas. O festival promove também fusões musicais entre artistas de diferentes continentes e a participação de crianças e adolescentes de comunidades locais, que compartilham o palco com os renomados harpistas estrangeiros.
Segundo Sergio da Costa e Silva, a integração entre músicos estrangeiros e as orquestras comunitárias tem como objetivo trazer uma nova dinâmica às apresentações musicais. A fusão de estilos e a colaboração entre artistas de diferentes origens prometem criar experiências musicais únicas e emocionantes para o público presente.
O destaque desta edição do RioHarpFestival será uma emocionante homenagem à África. A talentosa harpista Kobie de Plessis, da África do Sul, abrirá o festival na histórica Igreja Nossa Senhora do Carmo (Antiga Sé), situada na Rua Primeiro de Março, às 13h. A África será novamente homenageada no encerramento da primeira etapa do festival, com o coral Vozes da África se apresentando no Palácio Tiradentes.
Além disso, o RioHarpFestival contará com a participação especial de harpistas russos na segunda etapa do evento, que acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ). Com uma programação rica e diversificada, o RioHarpFestival se destaca como o maior festival de harpas do mundo em termos de duração e número de concertos, sendo o único do gênero no Brasil.
Não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência musical única! A programação completa do festival pode ser acessada nos sites www.musicanomuseu.com.br e www.rioharpfestival.com.br. Prepare-se para se encantar com as belas apresentações que o RioHarpFestival tem a oferecer!
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo