A empresa de Elon Musk, bilionário, realiza teste de propulsor em plataforma de lançamento, com motores para reduzir custo.
Na quinta-feira, dia 14 de outubro de 2021, a SpaceX completou um teste de recuperação de foguete propulsor, trazendo-o de volta à plataforma de lançamento no sul do Texas
Comandada por Elon Musk, a SpaceX está trabalhando em tecnologia de recuperação de foguetes a fim de reduzir os custos de lançamento e melhorar a eficiência do seu programa de satélites Starlink e missões tripuladas da Estação Espacial Internacional
SpaceX Celebra Sucesso em Lançamento com Propulsor Recuperável
A SpaceX, empresa de tecnologia fundada pelo bilionário Elon Musk, alcançou uma marca importante na sua jornada em direção ao desenvolvimento de tecnologias de foguetes reutilizáveis, tendo obtido sucesso em uma missão que visava testar a capacidade de capturar um propulsor após ser lançado ao espaço. Este feito é considerado um passo crucial para reduzir os custos dos lançamentos de foguetes, um objetivo fundamental para a SpaceX.
O propulsor em questão decolou em uma missão bem sucedida na manhã do dia 13, impulsionando uma nave da SpaceX para o espaço. Depois de executar sua função, o propulsor foi trazido de volta à plataforma de lançamento. Uma transmissão ao vivo capturou o momento em que o dispositivo iniciou seu voo de regresso à instalação, com seus motores fazendo um chute de ar para desacelerá-lo, permitindo assim a captura bem sucedida por braços mecânicos. Esta demonstração de capacidade é um marco importante para a SpaceX, sobretudo para o desenvolvimento do seu veículo Starship, que visa ser um foguete reutilizável.
O Starship é um projeto ambicioso que vem sendo trabalhado pela SpaceX há anos. O objetivo é que este veículo possa ser reutilizado rapidamente e eficientemente, algo que é uma mudança significativa em relação à prática tradicional de usar propulsores descartáveis em muitos operadores de foguetes. Musk é um defensor da reutilização de foguetes, uma abordagem que pode drasticamente reduzir os custos associados aos lançamentos.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo