Fumaça de incêndios causa exposição a poluentes. Ministério da Saúde alerta sobre concentrações de partículas e ozônio no ar.
Brasília (DF), 25/08/2024 – METROPOLE FUMAÇA INCÊNDIOS A capital brasileira amanheceu coberta por uma densa fumaça proveniente dos incêndios florestais que assolaram a região nos últimos dias.
A neblina causada pelos fumos das queimadas obscureceu a visão dos moradores, tornando o cenário da cidade ainda mais preocupante. A população local enfrenta dificuldades devido ao fumígeno que paira sobre a região, exigindo medidas urgentes para combater os incêndios e melhorar a qualidade do ar.
Fumaça e Fumos: Orientações para Proteção
Além das medidas de combate aos incêndios que estão em curso em várias partes do Brasil, é crucial que a população seja instruída sobre como se resguardar e evitar, sempre que viável, a exposição aos poluentes e à fumaça densa e ao nevoeiro, provenientes das queimadas.
Fumaça em Brasília e Outras Capitais
Neste domingo, 25 de agosto, a cidade de Brasília amanheceu envolta em fumaça originada de incêndios em outras regiões. Esse mesmo fenômeno foi observado em outras capitais do Centro-Oeste, como Goiânia, e do Sudeste, como Belo Horizonte.
Recomendações para Proteção
Entre as diretrizes do Ministério da Saúde estão o aumento da ingestão de água e líquidos, como forma de manter as membranas respiratórias úmidas e, assim, mais protegidas. É aconselhável reduzir ao máximo o tempo de exposição, permanecendo em ambientes ventilados dentro de casa, preferencialmente com ar condicionado ou purificadores de ar.
Medidas Preventivas
Durante períodos com altas concentrações de partículas no ar, é recomendável manter portas e janelas fechadas para diminuir a entrada de poluentes externos. Evite atividades físicas em horários com elevadas concentrações de poluentes e entre o meio-dia e as 16h, quando os níveis de ozônio são mais intensos.
Proteção Individual
Utilize máscaras cirúrgicas, de pano, lenços ou bandanas para reduzir a exposição a partículas grossas, especialmente se você mora próximo a áreas com focos de queimadas. Máscaras respiratórias como N95, PFF2 ou P100 são eficazes na redução da inalação de partículas finas.
Cuidados Especiais
As recomendações devem ser seguidas por toda a população, com atenção especial a crianças menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos e gestantes. Em caso de sintomas respiratórios ou outras complicações de saúde, busque atendimento médico imediato.
Monitoramento e Atenção à Saúde
Sob a supervisão do Ministério da Saúde, é fundamental monitorar a qualidade do ar e a saúde da população durante períodos de intensa fumaça e nevoeiro causados por incêndios florestais. A prevenção e a proteção individual são essenciais para minimizar os impactos da exposição à fumaça e aos fumígenos.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo