Estado enfrenta crise de alagamento. Extenso impacto incenso. Equipe gestiona crisis, preservando infraestrutura. Urgentes processos: migração de dados, principais proveedores. Cloud: compra conjunta nuvem, Datacentrics venceu licitação. Intento: instalado preservado. (145 characteres)
Quando a Procergs foi inaugurada, o belo Guaíba era apenas um detalhe ao fundo. A estatal de tecnologia do Rio Grande do Sul, conhecida como Procergs, encerrou as atividades de seu data center em Porto Alegre na última segunda-feira, 6.
Com a evolução da empresa, a tecnologia empregada pela Procergs se tornou referência no mercado. A Procergs, empresa estatal do Rio Grande do Sul, tem se destacado no setor de tecnologia.
Equipe da Procergs toma decisão em meio à crise
A decisão foi tomada para tentar preservar os equipamentos e evitar um colapso total da rede, uma vez que o local estava sendo tomado pela água, em meio à enchente que tomou boa parte da capital gaúcha desde a sexta-feira, 3. Em nota, o governo do Rio Grande do Sul informou que a água atingiu o quadro elétrico, no-breaks e geradores.
Desligamento do data center da Procergs
Nesse sentido, com o intuito de preservar a infraestrutura instalada, e de ter condições de retomar nossas atividades no menor intervalo de tempo possível, a equipe responsável pela gestão da crise tomou a decisão consciente de desligar o data center, retirando temporariamente a maioria dos nossos serviços do ar, conforme mencionado em uma nota oficial do governo estadual.
Sistemas essenciais mantidos em operação
O desligamento será total e não há informação sobre quando o sistema será normalizado. Com a medida, sites do governo gaúcho e serviços prestados pela Procergs ficaram inoperantes. No entanto, os sistemas da Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública foram mantidos em funcionamento, em razão da crise enfrentada pelo estado, segundo o centro de operações da empresa.
Processo de migração de dados para a nuvem
Não está claro a extensão imediata do problema causado pelo desligamento do data center da Procergs. Em uma entrevista concedida para o IT Midia ainda no sábado, 4, o presidente da Procergs, Luiz Fernando Zachia, revelou que a empresa havia iniciado ‘um processo urgente de migração de dados para a nuvem’.
Compra conjunta de serviços em nuvem
O processo de migração está sendo feito pela própria companhia, com o apoio dos principais provedores de cloud. Em 2022, a Procergs liderou uma compra conjunta de nuvem por 11 estatais de tecnologia em todo o país. Foram adquiridos serviços da Oracle, Huawei Cloud e AWS, em uma licitação ganha pela Datacentrics, uma empresa de Porto Alegre.
Impacto do desligamento da Procergs
Horas antes da Procergs optar por desligar o seu data center, uma estação de bombeamento de água localizada a pouco menos de um quilômetro da estatal foi desligada por motivos de segurança, fazendo a água avançar rapidamente em direção aos bairros vizinhos. O tamanho do caos a ser causado pelo desligamento da Procergs depende de quantos sistemas a empresa conseguiu migrar no meio tempo.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo