A sociedade civil desempenhará papel fundamental na Aliança contra a Fome e a Pobreza, por meio da cooperação internacional e da tributação dos super-ricos, em escritórios de Washington.
Em sua fala, o presidente Lula destacou a importância da participação da sociedade civil nos debates da política internacional, ressaltando que o G20 Social foi uma oportunidade para a política se aproximar mais da sociedade.
O presidente também mencionou a cooperação entre os países membros do G20 e a importância da diplomacia na construção de relações internacionais. A cooperação foi fundamental para o sucesso do G20 Social, de acordo com o presidente, e a diplomacia desempenhou um papel crucial na negociação de acordos e pactos entre os países. Além disso, as relações internacionais foram um dos principais temas discutidos no fórum, com enfoque em ações que promovam a paz e a cooperação global.
Política de cooperação internacional: um desafio para a sociedade civil
A participação da sociedade na política internacional é fundamental para impulsionar mudanças significativas, afirmando o presidente da República. ‘Política e cooperação não são apenas tópicos de especialistas em relações internacionais, mas sim um fato da vida da sociedade civil, que reivindica uma posição mais ativa na definição das políticas públicas.
A política internacional está mais próxima da sociedade do que se imagina. Não é apenas algo que ocorre nos escritórios de Washington, de Bruxelas ou de Pequim. ‘Cada um de nós, em nosso dia a dia, alarga ou estreita possibilidade’, enfatizou Lula. ‘Os líderes do G20 têm o poder de melhorar a vida de muita gente’, acrescentou, ao descrever a política internacional como um fato da vida de cada um de nós. Ele reforçou que a participação da sociedade civil será fundamental para impulsionar a Aliança contra a Fome e a Pobreza e a tributação dos super-ricos, ambos temas trazidos ao debate do G20 pela presidência brasileira.
Lula também disse que confia na continuidade do G20 Social na presidência da África do Sul. Ele foi o primeiro líder a se encontrar com os representantes do Movimento Universitário da África do Sul, no dia 11 de setembro, na Cúpula do G20.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo