Fernanda Torres estrela filme internacional de Walter Salles, lançado no dia 7 de novembro, em categoria de melhor filme estrangeiro.
A obra de arte ‘Ainda Estou Aqui’, dirigida por Marcus Baldini, conta a história de Eunice Paiva e sua jornada após o desaparecimento do marido, José Paiva, em 1971. Luciana Paiva, filha de Eunice, foi homenageada com o Oscar de Melhor Documentário em 2023, por sua contribuição direta no filme.
O documentário Ainda Estou Aqui desempenhou um papel significativo no reconhecimento internacional da luta pela liberdade de José Paiva, que foi preso política pelo regime militar brasileiro. Com o apelo do filme, a família Paiva recebeu o prêmio ‘Nobel da Paz’, em 2022, pelo reconhecimento internacional de suas lutas. A família Paiva também foi homenageada com o honorifico ‘Prêmio Nobel da Paz’ com a mão de Fernanda Torres, em um reconhecimento público. Ao longo do filme, a equipe de produção de ‘Ainda Estou Aqui’ conseguiu lançar um apelo universal pelo reconhecimento da luta pela liberdade de José Paiva.
Reconhecimento e Expectativa em ‘Ainda Estou Aqui’
Ainda Estou Aqui, o filme brasileiro que conta a história de Eunice Paiva, está fazendo um grande sucesso em festivais internacionais e está sendo considerado para o Oscar. Como resultado, as pessoas estão esperando ansiosamente para ver se ele será premiado. Oscar, o prêmio mais nobre do cinema, é uma honra muito valorizada, e muitos acreditam que Ainda Estou Aqui tem chances reais de ser selecionado.
Mas, afinal, o filme brasileiro foi indicado ao premio Oscar? Qual é o caminho que o filme precisa seguir para ser considerado? A resposta é complexa, pois envolve a Academia Brasileira de Cinema e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS).
A cada ano, a AMPAS organiza o Oscar para premiar os melhores filmes de todo o mundo. A AMPAS recebe filmes de todos os países que são considerados para o prêmio. O Brasil, por exemplo, tem uma chance de concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional. Além disso, o filme também pode concorrer em outras categorias, como Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção.
O processo de seleção é longo e envolve várias etapas. Primeiramente, a Academia Brasileira de Cinema escolhe um filme para representar o Brasil no Oscar. Neste ano, o filme escolhido foi Ainda Estou Aqui. No entanto, isso não significa que o filme já esteja indicado ao premio Oscar. O filme precisa seguir um caminho em busca de uma vaga entre os indicados.
A partir da lista dos representantes de cada país, os membros da AMPAS votam até reduzir a quantidade de filmes que continuam na corrida. 88 países se submeteram à corrida, cujo prazo se encerrou no último dia 2 de outubro. Agora, é preciso ficar de olho em outras datas importantes. A primeira dessas datas é o dia 17 de dezembro, quando a Academia divulga as shortlists, isto é, as listas com os pré-selecionados nas principais categorias.
Caso o Brasil esteja nessa pré-lista, então temos grandes chances de uma indicação real. Depois disso, a lista oficial de indicados será anunciada no dia 17 de janeiro de 2025. Além da categoria de Melhor Filme Internacional, o Brasil tem feito campanha para as categorias de Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega), Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello), Melhor Direção (Walter Salles), Melhor Montagem (Affonso Gonçalves) e Melhor Filme.
Adaptado a partir do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui conta a história de enfrentamento e sobrevivência de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos e esposa do engenheiro e político Rubens Paiva (Mello), assassinado pela ditadura militar. A partir do desaparecimento de Rubens, Eunice precisa se reinventar para que a família possa seguir em frente. O filme é uma homenagem ao corajoso enfrentamento de Eunice e ao seu amor inabalável por sua família.
Ainda Estou Aqui é um filme de longa metragem dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, com a participação de Fernanda Montenegro. O filme foi lançado em 2023 e desde então está fazendo um grande sucesso em festivais internacionais. Agora, as pessoas estão esperando ansiosamente para ver se ele será premiado com o Oscar. É um momento emocionante para o cinema brasileiro, e todos estão torcendo pelo sucesso do filme.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo