Documento divulgado no evento de mobilização com estudantes e redes de ensino visa garantir que jovens brasileiros se inscrevam e apresentem projetos por meio da iniciativa fundamental da política juvenil.
Com o objetivo de ampliar a participação de jovens em ambientes de educação e na sociedade, o Ministério da Educação (MEC) entrou em campo, buscando fortalecer o papel do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2024-2026. Sob a responsabilidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), o encontro foi realizado nesta terça-feira, 8 de outubro.
Em seu discurso, a presidente da Câmara de Dirigentes Locais do PJM, Lorena Goulart, destacou a importância da educação como matriz das ações do Parlamento Juvenil. “A educação é a base para todos os desenvolvimentos, e a nossa proposta é fortalecer o papel do Parlamento Juvenil, principalmente a partir da educação e da participação juvenil”, declarou Lorena Goulart. Com o objetivo de criar uma geração mais participativa, o PJM já levou em iniciativa projetos de educação em diferentes escolas do Mercosul.
Educação: um Pilar Para o Desenvolvimento Sociopolítico
No âmbito da educação, a participação de jovens em encontros de mobilização como o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Com a presença de alunos do 1º e 2º ano do ensino médio de redes estaduais e municipais, o evento visa incentivar a inscrição e a apresentação de projetos pelos estudantes, bem como mobilizar as redes de ensino. Durante a reunião, foi apresentado um passo a passo para a seleção das etapas nacional e internacional do PJM, além da página do programa no Portal do MEC, onde está disponibilizado o formulário de inscrição. ‘Essa iniciativa é fundamental porque faz com que os jovens participem da conversa política’, enfatizou o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.
Tudo na sociedade depende de decisão política e, por isso, essa parcela da população precisa aproveitar a oportunidade de estar em um parlamento, onde leis e projetos são debatidos, para aprender sobre os processos e levar as discussões para a escola. Camilo Santana destaca a importância da educação como espaço de formação e desenvolvimento, não apenas para os jovens, mas também para a sociedade como um todo. ‘A escola precisa se tornar um ambiente que valorize o potencial dos jovens’, defendeu o ministro da Educação.
Segundo o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva, o jovem é o principal agente de mudança para o futuro e, por isso, a escola precisa ser transformada em um espaço que convidem o jovem a participar e se desenvolver. ‘Iniciativas como o PJM promovem o diálogo e fornecem uma oportunidade de pensar e transformar a realidade’, enfatizou Hugo Silva. O Brasil precisa reconectar com sua potência científica e intelectual, e o PJM tem o potencial de nos reconectar com nossa potência e também regionalmente, conforme destacou a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt.
O programa — além de ser essencial para a formação dos adolescentes — possibilita a troca de experiências sobre temáticas atuais e urgentes que podem oferecer direcionamento para apoiar as tomadas de decisões futuras do Ministério, conforme destacou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli. Além disso, o Parlamento Juvenil do Mercosul surge como um espaço que permite discussões sobre o tema e a construção conjunta — entre os países — de ideias e iniciativas, conforme destacou o secretário substituto da Secadi, Cleber Vieira.
Educação e Participação Política: Uma Iniciativa Fundamental
A educação é o pilar que sustenta o desenvolvimento sociopolítico de uma nação. Nesse contexto, a participação de jovens em encontros de mobilização é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Essa iniciativa é fundamental porque faz com que os jovens participem da conversa política e, por isso, essa parcela da população precisa aproveitar a oportunidade de estar em um parlamento, onde leis e projetos são debatidos, para aprender sobre os processos e levar as discussões para a escola.
Tudo na sociedade depende de decisão política e, por isso, a escola precisa ser transformada em um ambiente que valorize o potencial dos jovens. ‘As instituições de ensino devem apresentar novas ferramentas e discussões interessantes que convidem o jovem a participar e se desenvolver’, enfatizou o ministro da Educação. Além disso, a educação é essencial para a formação dos adolescentes, possibilitando a troca de experiências sobre temáticas atuais e urgentes que podem oferecer direcionamento para apoiar as tomadas de decisões futuras do Ministério.
Parlamento Juvenil do Mercosul: Uma Iniciativa para o Futuro
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa que visa mobilizar os jovens para a participação política e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Com a presença de alunos do 1º e 2º ano do ensino médio de redes estaduais e municipais, o evento visa incentivar a inscrição e a apresentação de projetos pelos estudantes, bem como mobilizar as redes de ensino. O programa — além de ser essencial para a formação dos adolescentes — possibilita a troca de experiências sobre temáticas atuais e urgentes que podem oferecer direcionamento para apoiar as tomadas de decisões futuras do Ministério.
O Brasil precisa reconectar com sua potência científica e intelectual, e o PJM tem o potencial de nos reconectar com nossa potência e também regionalmente, conforme destacou a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt. Além disso, o Parlamento Juvenil do Mercosul surge como um espaço que permite discussões sobre o tema e a construção conjunta — entre os países — de ideias e iniciativas, conforme destacou o secretário substituto da Secadi, Cleber Vieira.
Formação e Desenvolvimento: A Importância da Educação
A educação é o pilar que sustenta o desenvolvimento sociopolítico de uma nação. Nesse contexto, a formação e o desenvolvimento dos jovens são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. ‘A escola precisa se tornar um ambiente que valorize o potencial dos jovens’, enfatizou o ministro da Educação. Além disso, a educação é essencial para a formação dos adolescentes, possibilitando a troca de experiências sobre temáticas atuais e urgentes que podem oferecer direcionamento para apoiar as tomadas de decisões futuras do Ministério.
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa que visa mobilizar os jovens para a participação política e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Com a presença de alunos do 1º e 2º ano do ensino médio de redes estaduais e municipais, o evento visa incentivar a inscrição e a apresentação de projetos pelos estudantes, bem como mobilizar as redes de ensino. O programa — além de ser essencial para a formação dos adolescentes — possibilita a troca de experiências sobre temáticas atuais e urgentes que podem oferecer direcionamento para apoiar as tomadas de decisões futuras do Ministério.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo