Uma celebridade virtuosa nasceu, com o Creator-AI liberando versões virtuais de figuras públicas, incluindo clones-virtuais em vídeo, utilizando inteligência-artificial.
Na era digital, criadores e figuras-públicas são perseguidos por meio de práticas ilegais que visam roubar suas identidades digitais e agradar as expectativas dos fãs, o que pode ser traduzido como uma forma de exploração. Para combater esses casos, a Meta pretende desenvolver um recurso chamado Creator AI, que se propõe a criar ‘clones’ de pessoas famosas em suas plataformas.
A empresa, responsável por Instagram, WhatsApp e Facebook, deseja aproximar influenciadores de seus seguidores, tornando-os mais acessíveis e traduzindo isso em mais experiências de usuário. Além disso, o Creator AI poderá auxiliar na geração de conteúdo de alta qualidade, permitindo que esses influenciadores sejam mais eficazes em suas criações.
Comunicação Automatizada com Influenciadores
A Meta está desenvolvendo uma ferramenta revolucionária para interagir com fãs dos criadores de conteúdo, utilizando o estilo do próprio influenciador. Esta ideia promete revolucionar a forma como as figuras-públicas se conectam com seus audiências. Uma primeira versão, focada em interações em texto, foi liberada em julho nos Estados Unidos. No entanto, um modelo mais avançado, capaz de simular ligações de vídeo com influenciadores, está previsto para chegar nos EUA no início de 2025. Essa novidade é apresentada como uma ‘extensão do seu perfil do Instagram para se conectar com mais gente na sua audiência’, enfatizando a importância dos influenciadores em se estabelecer uma conexão mais profunda com seus seguidores.
Simulação de Voz e Tradução Automática
A Meta também está trabalhando em uma ferramenta que permitirá a dublagem automática de áudios do Reels em outros idiomas. O Meta AI simulará a voz do falante em outro idioma e sincronizará os lábios para corresponder, proporcionando uma experiência mais imersiva para os usuários. A empresa está realizando pequenos testes desse tipo de tradução no Instagram e no Facebook com criadores da América Latina e dos Estados Unidos que produzem conteúdo em espanhol e inglês. A expansão dessa ferramenta para mais criadores e idiomas é um passo importante na direção de uma comunicação mais eficaz e globalizada entre os influenciadores e suas audiências.
Funcionamento do Creator AI
O Creator AI é uma ferramenta desenvolvida especificamente para influenciadores, que opera dentro do AI Studio, plataforma da Meta. O AI Studio é baseado no Llama, modelo de inteligência artificial que a empresa adotou para o Meta AI. Os personagens criados no AI Studio podem ser baseados no conteúdo publicado nas redes sociais da Meta, como legendas de fotos do Instagram e postagens no Threads. Os criadores ainda terão a opção de indicar os assuntos que suas versões em IA devem evitar. Com o AI Studio, os criadores do Instagram podem configurar uma IA como uma extensão de si mesmos capaz de responder rapidamente a perguntas comuns na DM e comentários nos stories.
Segurança e Responsabilidade
A Meta destaca que tem políticas em vigor para manter os usuários em segurança e ajudar a garantir que as IAs são usadas de forma responsável. As respostas geradas por inteligência artificial serão sinalizadas, permitindo aos usuários reconhecer a fonte da informação. No caso do Meta AI, os usuários já perceberam erros com as mensagens que ele gera no WhatsApp, incluindo cálculos matemáticos simples e a apresentação de pessoas ou memes famosos na internet. A conscientização sobre a precisão das respostas geradas por inteligência artificial é fundamental para garantir uma comunicação segura e eficaz entre os influenciadores e suas audiências.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo