Textos médicos assinados por especialistas do Brasil alertam para a ligação entre obesidade e doença renal, destacando medidas preventivas para evitar complicações renais e cardiovasculares.
A obesidade é um problema de saúde pública que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo. No Brasil, os índices de obesidade vêm se tornando alarmantes, principalmente entre as crianças e adolescentes. É fundamental que medidas sejam adotadas para combater esse problema, visando prevenir não apenas a obesidade, mas também suas consequências para a saúde.
O excesso de peso está diretamente relacionado ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doença renal. Por isso, é importante evitar o sobrepeso e a obesidade, adotando hábitos saudáveis de alimentação e praticando atividades físicas regularmente. A prevenção é a melhor forma de evitar complicações no futuro, garantindo uma melhor qualidade de vida e bem-estar.
.
Associação entre obesidade e complicações renais
Hoje sabemos que a obesidade é um fator de risco não só para complicações renais, mas também para o diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. E o pior: o número de pessoas que convivem com o excesso de peso atinge atualmente cifras assustadoras.
As projeções para o médio prazo merecem atenção: de acordo com a Federação Mundial da Obesidade, espera-se que 1 em cada 5 adultos em todo o mundo tenha obesidade até 2025. Segundo a edição mais recente do Atlas Mundial da Obesidade, publicado em 2023, dentro de 12 anos o Brasil terá 41% de sua população adulta com obesidade! Pois é… Os números falam por si!
Mecanismos que explicam a associação entre obesidade e doença renal grave
E demandam uma ‘call to action’, ou um ‘chamado para a ação’, às autoridades sanitárias do país. Mas o que está por trás dessa associação entre obesidade e doença renal grave? Quais são os mecanismos que explicam essa coexistência? Sabemos hoje que o tecido adiposo não deve ser mais visto apenas como algo inerte.
É uma visão muito simplista olhar para a gordura corporal meramente como um estoque de energia para o corpo. Trata-se, na realidade, de uma verdadeira fábrica de hormônios e substâncias químicas chamadas coletivamente de adipocinas. Devemos enxergá-lo como um verdadeiro órgão endócrino.
Efeito inflamatório crônico e tecido adiposo peri-renal
Muitos desses hormônios irão exercer um efeito inflamatório crônico sobre o rim e, com isso, danificam esse precioso órgão ao longo dos anos. Continua após a publicidade + LEIA TAMBÉM: Obesidade bate 1 bilhão de pessoas pelo mundo Outro dado muito interessante (e recente) nessa discussão é a presença do tecido adiposo peri-renal – uma gordura que se acumula ao redor do rim, bem pertinho dele.
E esse íntimo contato parece ter uma relevância enorme na eclosão da doença renal relacionada ao excesso de peso. É claro que tudo isso piora se a pessoa desenvolve, como consequência da obesidade, diabetes e hipertensão. O risco se potencializa. É como ‘juntar a fome com a vontade de comer’. Mas calma! Minha ideia não é gerar pânico. De maneira nenhuma! Muito pelo contrário.
Conscientização sobre obesidade e medidas preventivas
A intenção é aumentar a conscientização. Chamar a atenção para o tema, ainda mais neste mês de conscientização sobre as duas condições. Continua após a publicidade Portanto, não se esqueça: a sua saúde renal está diretamente relacionada ao seu peso corporal. É preciso ficar de olho nele e adotar medidas preventivas desde já. Pelo bem dos seus rins – e do corpo todo.
* Roberto Zagury é endocrinologista, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e coordenador do Departamento de Atividade Física da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram Publicidade VEJA Mercado – quinta, 14 de marçoInterferência estatal excessiva em empresas é danosa, diz sócio da Perfin VEJA Mercado em Vídeo desta quinta-feira recebe o Marcelo Sandri.
Entre outros assuntos, ele diz que os movimentos do governo na sucessão da Vale e nos dividendos da Petrobras podem afastar investidores.Mais lidas1Brasil Globo repete erro em cobertura de sequestro de ônibus Brasil Globo repete erro em cobertura de sequestro de ônibus2Brasil A primeira contundente vitória de Alexandre Correa, ex de Ana Hickmann Brasil A primeira contundente vitória de Alexandre Correa, ex de Ana Hickmann3Religião A igreja que não pede dinheiro durante os cultos Religião A igreja que não pede dinheiro durante os cultos4Mundo O evento de Príncipe William em meio a polêmicas com Kate Middleton Mundo O evento de Príncipe William em meio a polêmicas com Kate Middleton5Cultura O intenso roteiro turístico de John Travolta na noite carioca Cultura O intenso roteiro turístico de John Travolta na noite cariocaDiabetesdoençaHipertensãoObesidadeSaúde Pública
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo