A Opep mantém perspectiva otimista de crescimento da demanda de petróleo, apesar das preocupações com cortes na produção.
Hoje, havia grande expectativa em torno do relatório mensal sobre o mercado de petróleo, publicado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
No segundo parágrafo, o mercado de petróleo é considerado uma importante commodity global, influenciando diretamente a economia de vários países.
Relatório Mensal do Mercado de Petróleo: Perspectivas da Opep
A Opep reiterou sua visão otimista em relação ao crescimento da demanda por petróleo, mesmo após decidir gradualmente reduzir seus cortes de produção, levantando preocupações sobre a capacidade do mercado em absorver os barris adicionais. O cartel destacou em seu relatório mensal que prevê um aumento de 2,2 milhões de barris por dia em 2024 e 1,8 milhões de barris por dia em 2025, mantendo suas estimativas anteriores inalteradas.
A commodity petróleo tem enfrentado uma queda nos preços recentemente, o que tem sido observado nos últimos pregões. No entanto, qualquer redução na produção poderia potencialmente reverter essa tendência, uma vez que a oferta do produto diminuiria. Por outro lado, caso a produção se mantenha estável ou aumente, novas quedas nos preços poderiam ser esperadas.
É importante ressaltar que o preço do petróleo não impacta apenas o mercado de commodities, mas também a inflação de forma mais ampla. Com o petróleo mais caro, outros produtos e serviços, como combustíveis e energia, tendem a ficar mais caros, refletindo no custo de vida das pessoas.
De acordo com a Opep, a segunda metade deste ano deverá apresentar um crescimento médio na demanda de petróleo de 2,3 milhões de barris por dia. A organização prevê que o querosene de aviação e a gasolina serão os principais impulsionadores da demanda durante a temporada de viagens de verão nos países membros da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo