Flamengo está na quinta colocação e classificado à Copa do Brasil, disputa no meio da tabela fica acirrada.
O estatuto do Flamengo como campeão da Copa do Brasil de 2024 vai repercutir nas rodadas do Campeonato Brasileiro, transformando o meio da tabela em um cenário de rivalidade cada vez mais intenso. A conquista garante a vaga na Libertadores 2025, e, como a equipe já ocupa a quinta posição, abre uma vaga para o sétimo colocado, que disputará a fase preliminar da competição continental na próxima temporada.
Ao conquistar o título da Copa do Brasil, o Flamengo assume um papel de destaque no cenário nacional, aumentando a pressão sobre as equipes que lutam pelo acesso à zona de classificação para a fase de grupos da Libertadores. Com a campanha no Campeonato Brasileiro, a equipe estará sempre na mira dos rivais, especialmente os que ainda buscam garantir a vaga na principal competição continental da região.
Desenrolar do Brasileirão: como as equipes se destacam na disputa por títulos
O Campeonato Brasileiro de 2024 está em seu auge, e as equipes estão dando o seu melhor para garantir uma das vagas na Copa Libertadores. O Botafogo segue como favorito para o título do Brasileirão, com 66% de chances de sucesso, enquanto o Palmeiras sobe para o segundo lugar, com 28% de probabilidade. Essa situação é vantajosa para o Botafogo, pois ele já tem assegurada sua participação na próxima Libertadores, ao lado de Palmeiras e Fortaleza.
A classificação da Copa do Brasil também está em jogo, e o São Paulo, que está atualmente na sexta posição, tem 99,99% de chances de ficar entre as sete melhores equipes do campeonato, garantindo uma vaga na competição continental. No entanto, a equipe precisa se recuperar das derrotas na final da Copa do Brasil para ter oportunidade de disputar a classificação à Libertadores através do Campeonato Brasileiro.
O Internacional também está 100% garantido na Libertadores, de acordo com as projeções do Espião Estatístico. Além disso, o Cruzeiro, Bahia e Vasco correm por uma vaga na classificação à Libertadores, com chances de 42,32%, 39,20% e 4,58%, respectivamente. O Atlético-MG, por sua vez, tem 10,49% de chances de se classificar.
A classificação à Libertadores também é uma prioridade para o Atlético-MG, que precisa se recuperar rapidamente das derrotas na final da Copa do Brasil para ter oportunidade de disputar a classificação. A equipe tem uma semana decisiva com dois jogos atrasados, contra o Flamengo e o Athletico-PR, e precisa se aplicar no Brasileirão para evitar sair derrotado novamente.
A tabela completa do Campeonato Brasileiro oferece uma visão clara das chances de cada equipe. O São Paulo, atualmente na sexta posição, tem 10 pontos a mais que o Cruzeiro, que está na sétima posição. Essa diferença é significativa, e o Cruzeiro, Bahia e Vasco estão correndo por fora para superar o São Paulo.
As chances de cada equipe são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.507 jogos de Campeonatos Brasileiros, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.
Agora, é hora de se perguntar: como você prevê que vai terminar este Brasileirão? Será que o Botafogo manterá sua liderança, ou o Palmeiras vai se destacar? É hora de analisar a tabela completa e descobrir as chances de cada equipe.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo