Fórum Nacional de Educação realiza evento em Belém, nos dias 5, 6 e 7 de novembro, para debater o Novo Plano Nacional de Educação, tramitando no Congresso, e a Estratégia para Cooperação Técnica dos Planos Decenais de Educação.
O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Articulação Intersetorial, em parceria com os Sistemas de Ensino (Sase), organizam em novembro o Encontro da Região Norte de Estratégia para Cooperação Técnica – Planos Decenais de Educação. Este encontro visa discutir e fortalecer a estratégia de cooperação técnica nos planos decenais de educação da região.
Este evento, que ocorrerá no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR), em Belém (PA), será um momento de reflexão e planejamento para o Educação da Região Norte. Durante os dias 5, 6 e 7 de novembro, os participantes terão a oportunidade de discutir e compartilhar experiências sobre como fortalecer a Educação na região, alinhando os Ensino e os planos decenais de Educação. Com essa abordagem, os organizadores buscam garantir a Educação de qualidade para todos os cidadãos da região.
Desenvolvimento das Metodologias de Planejamento no Contexto da Educação
A discussão sobre o Plano Decenal de Educação ganha destaque no cenário educacional, onde a elaboração dos Planos Decenais de Educação passa por uma reavaliação, com o objetivo de refletir sobre metodologias de planejamento eficazes. Nesse sentido, a participação de atores relevantes da educação é fundamental, incluindo o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Fórum Nacional de Educação (FNE), entre outros. Essa inclusão busca garantir a representação de todos os segmentos da sociedade.
Importância da Educação em Regiões Norte
No contexto da Região Norte, a implantação de estratégias de cooperação técnica, como a Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação, é fundamental para o desenvolvimento da educação. Participantes como o secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda Maia, enfatizam a necessidade de envolver atores diversos da educação para garantir a criação de planos estaduais e municipais de alta qualidade, alinhados ao Plano Nacional de Educação.
Desafios na Implementação do Plano Nacional de Educação
A implementação do Novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034) enfrenta desafios significativos, como a necessidade de garantir o direito à educação de qualidade e equidade para todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. A diretora de Articulação com os Sistemas Nacionais de Ensino, Maria Selma Rocha, destaca a importância de garantir a gestão democrática dos processos educacionais para que o Plano Nacional possa alcançar seus objetivos.
Desenvolvimento de Estratégias de Cooperação Técnica
O processo de cooperação técnica prevê a realização de encontros em todas as 26 unidades federativas e no Distrito Federal, em 2025. O objetivo é criar uma sólida experiência de articulação com estados e municípios para monitorar os planos e construir avaliações mais amplas e consistentes ao longo do próximo decênio. A expectativa é de que esse processo de apoio técnico resulte em uma experiência de educação inovadora.
Importância da Participação Social na Educação
A participação social na educação é determinante para o desenvolvimento da educação em todo o país. A discussão sobre as metodologias de planejamento passa pela necessidade de garantir a participação social nos processos de elaboração dos Planos Decenais de Educação. A inclusão de todos os segmentos da sociedade é fundamental para garantir a criação de planos estaduais e municipais de alta qualidade, alinhados ao Plano Nacional de Educação.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo