Registros de Porto Alegre: Metrópole, Rio Jacuí, Centro Hist., Aeroporto Salgado, Grêmio-Internacional, invadidos rios, Guaíba escoamento, Lagoa dos Patos, deslizamentos, áreas sem energia. Mapeamento de deslizamentos e áreas apagadas na região metropolitana de Porto Alegre. Águas do Rio Jacuí invadem cidade: Centro Hist., Grêmio-Internacional estádios, Guaíba escoamento, Lagoa dos Patos. Deslizamentos e áreas sem energia afetam região metropolitana de Porto Alegre: Centro Hist., aeroporto Salgado, Grêmio-Internacional, rios.
Foto: Divulgação/NASA A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, revelou, nesta quinta-feira, 9, fotos aéreas que exibem a situação atual da região metropolitana de Porto Alegre, impactada pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Publicidade Receba as principais notícias direto no WhatsApp!
As inundações causadas pelas intensas chuvas e tempestades têm gerado grandes desafios para a população local, que luta para se recuperar dos danos causados pela força da natureza. É fundamental unir esforços para apoiar as comunidades afetadas e buscar soluções eficazes para prevenir futuras tragédias. Juntos, podemos superar as adversidades e reconstruir o que foi perdido.
Impacto das enchentes no Rio Grande do Sul
Inscreva-se no canal do Terra Em um dos registros, a organização exibiu o antes e o depois da área da Lagoa dos Patos. Diferentemente da captura do dia 20 de abril, o relato de 6 de maio mostra a água do Rio Jacuí já tomando conta de parte da região. Notícias relacionadas Catarinense é encontrado morto após desaparecer em enxurrada no RS Cavalo ou égua?Saiba como foi o resgate de Caramelo e entenda confusão Temporal no RS: escoamento do Guaíba provoca alagamentos em cidades às margens da Lagoa dos Patos Outra imagem, desta vez mais próxima do solo, mostra a vista aérea do Centro Histórico de Porto Alegre, do aeroporto Salgado Filho e dos estádios de Grêmio e Internacional.Além dos rios invadindo a cidade, a diferença de coloração da água também chama a atenção. Imagem de satélite de 20 de abril Foto: Divulgação/NASA Imagem de satélite de 6 de maio Foto: Divulgação/NASA Um dos cartões postais da capital gaúcha, o Rio Guaíba também foi bastante afetado pela chuva. Nesta quinta, ele ficou abaixo dos 5 metros pela primeira vez desde sábado.Seu escoamento para a Lagoa dos Patos, no entanto, provoca novos alagamentos.De acordo com a Nasa, os registros de satélite fazem parte do mapeamento de deslizamentos de terra e áreas sem energia. Destructive flooding in Brazil ⤵️Strong storms brought torrential rain to Rio Grande do Sul. In some areas, more than 300 millimeters (12 inches) of rain fell in less than a week.#Landsat captured Porto Alegre’s flooded downtown area on May 8. https://t.co/fE4bcdIrIe pic.twitter.com/Jbgh9E6XEa — NASA Earth (@NASAEarth) May 9, 2024Situação do Rio Grande do SulAté o início da tarde desta quinta, a Defesa Civil do Estado confirmou 107 óbitos em decorrência das enchentes no Estado. Além dos mortos, há o registro de 136 pessoas desaparecidas.Apesar de as imagens da Nasa mostrarem o estrago causado em Porto Alegre, quase todas as cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas pela chuva. Dos 497 municípios gaúchos, 425 foram afetados de alguma maneira. Saiba como doar qualquer valor para o Pix oficial do Rio Grande do Sul. +Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua favorita do Terra. Clique aqui!
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo