Competição inovadora do futebol, uma taça estendida, disputada nos Estados Unidos entre seleções membros de 15 de junho a 13 de julho do ano que vem.
A entidade esportiva Fifa agora apresentou o troféu do Mundial de Clubes de 2025, em grande estilo. A Organização Mundial de Futebol 2015 criou uma nova taça para a edição estendida do torneio, que contará com 32 participantes e passará a ocorrer de quatro em quatro anos, de forma recorrente.
Agora, o Fifa revelou os quatro representantes brasileiros na competição. Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras serão os times classificados para o torneio. O torneio Mundial de Clubes de 2025 buscará a aprimoração do esporte em nível internacional, com a participação de 32 clubes do mundo inteiro. A Fifa buscará manter a integridade do torneio com os principais atores do cenário futebolístico.
Fifa: Organização Inovadora da Taça do Futebol
O novo Mundial de Clubes da Fifa, com 32 seleções de todo o mundo, merece um troféu que exponha sua identidade global e história inovadora. ‘Este troféu verdadeiramente representa o que a Fifa é hoje: inovadora, inclusiva e de fato global’, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa, sobre o design exclusivo da Tiffany & Co. A Fifa terá 211 países membros com nomes representados no troféu, que também inclui um mapa do mundo e a posição do sistema solar no dia da partida de abertura da competição.
O troféu, que será entregue em 13 de julho de 2025, é um símbolo da união e da diversidade do futebol no mundo. A Fifa promete que o torneio será ‘mais inclusivo do que nunca’, com a inclusão de mais seleções e a ampliação da competição para 32 times. O sorteio dos grupos será realizado com uma combinação de critérios esportivos e geográficos para garantir que as equipes sejam distribuídas de forma justa.
O torneio, que será realizado entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, contará com 32 times de todo o mundo, incluindo representantes da América do Sul, América do Norte, Europa, África e Ásia. O Brasil será o único país com quatro representantes no torneio. O confronto direto será o primeiro critério de desempate na fase de grupos, seguido por saldo de gols e quantidade de gols marcados.
O Mundial de Clubes da Fifa terá uma estrutura única, com os times sendo divididos em oito grupos de quatro equipes. As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para o mata-mata da competição, que começará nas oitavas de final. Em caso de empate nos ‘playoffs’, a partida será decidida na prorrogação com disputa de pênaltis em sequência.
A edição inaugural do chamado ‘Super Mundial’ será disputada em 11 cidades nos Estados Unidos, com uma delas, Orlando, tendo dois estádios no torneio. Nove sedes ficarão na Costa Leste, e apenas duas estarão na Costa Oeste (Los Angeles e Seattle). O MetLife Stadium, na região de Nova York, foi escolhido para receber a final do torneio, no dia 13 de julho de 2025.
Os 31 times confirmados pela Fifa para o Mundial de Clubes de 2025 incluem representantes da América do Sul, América do Norte, Europa, África e Ásia. Alguns dos times incluem o Boca Juniors (Argentina), River Plate (Argentina), Fluminense (Brasil), Flamengo (Brasil), Palmeiras (Brasil), Auckland City (Nova Zelândia), Pachuca (México), Club León (México), Inter Miami (EUA), Seattle Sounders (EUA), Monterrey (México), RB Salzburg (Áustria), Atlético de Madrid (Espanha), Juventus (Itália), Borussia Dortmund (Alemanha), Benfica (Portugal), Porto (Portugal), Internazionale (Itália) e mais 15 seleções de outros países.
O Mundial de Clubes da Fifa será um evento inovador e inclusivo, com a Fifa trabalhando para garantir que o torneio seja uma celebração da união e da diversidade do futebol no mundo.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo