Tensões geopolíticas afetam empresas de software, mas números trimestrais do terceiro trimestre trouxeram alívio para o setor de tecnologia e para empresas de tecnologias.
As bolsas europeias voltaram a registrar perdas na quarta-feira, em um cenário de alta volatilidade na Europa e nos Estados Unidos. As tensões entre Rússia e Ucrânia estão afetando fortemente os mercados financeiros, que voltam a ser influenciados por notícias e dados econômicos.
As bolsas europeias, que experimentaram um aumento sem precedentes em janeiro, estão em uma tendência de queda, o que está afetando os acionistas. A alta volatilidade está aumentando o risco de investir em ações e índices, o que está assustando os mercados. A situação entre Rússia e Ucrânia está se tornando cada vez mais tensa, e isso está se refletindo nos mercados financeiros.
Em um cenário conturbado, o mercado europeu tenta se equilibrar
O medo de agentes financeiros em relação a tensões geopolíticas não se dissipou completamente, apesar das declarações de Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, de que o país não deseja um conflito nuclear no mundo. A ainda que a perspectiva de conflito nuclear não seja iminente, é provável que ela continue a ser um fator de insegurança no mercado financeiro. De fato, o medo de uma guerra nuclear pode ter um impacto significativo nos mercados de ações e bolsas, levando a uma retração nas operações de investimento.
Resultados trimestrais amenizam o desempenho ruim dos índices acionários
Em meio a tal cenário, os resultados trimestrais das companhias apresentaram uma despejo de alegria para os acionistas. O Stoxx 600, um índice pan-europeu que comemora a estabilidade de 500,59 pontos, encerrou praticamente sem variação negativa. O DAX alemão recuou 0,29%, enquanto o FTSE britânico caiu 0,17% e o CAC francês recuou 0,43%. Embora esses índices tenham apresentado perdas, a divulgação dos balanços trimestrais das empresas pode ter ajudado a aliviar as perdas.
O sentimento em relação às tensões geopolíticas afeta o mercado
Na parte da manhã, o sentimento em relação às tensões geopolíticas na região foi o principal orientador das bolsas europeias. Isso pode ter contribuído para a retração nos resultados das ações das empresas. No entanto, os balanços trimestrais das companhias foram capazes de amenizar essas perdas. O Stoxx 600 foi o melhor desempenho em termos de resultados trimestrais, com setores como tecnologia e software tendo um desempenho notável.
Novas tecnologias e nomeações do governo geram expectativas
As empresas de software, como a britânica Sage, especializada em programas de planejamento e recursos empresariais, foram capazes de superar as expectativas com a divulgação de seus números trimestrais. A Sage anunciou um investimento em novas tecnologias para ajudar as pequenas e médias empresas a simplificar os processos operacionais e resolver a escassez de competências, o que reforça a confiança no potencial da companhia a longo prazo. As ações da empresa subiram 17,87%.
Impactos da política e tensões geopolíticas no mercado
Além do sentimento em relação às tensões geopolíticas, os agentes financeiros também mantiveram o olho nas nomeações do novo governo do presidente eleito Donald Trump. A valorização mais forte do dólar nesta sessão pode ter sido explicada pelo impacto das expectativas em relação ao novo mandato do republicano. A libra recuou 0,37% ante o dólar, enquanto o euro caiu perto de 0,75%.
Moedas de mercados emergentes são afetadas
A valorização do dólar também teve um impacto significativo em moedas de mercados emergentes. O dólar subiu 1,14% contra o florim da Hungria, 0,80% ante o zloty polonês e 0,78% ante a coroa tcheca. Esse cenário pode ter sido influenciado pelas expectativas em relação ao governo Trump e as tensões geopolíticas na região.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo