Curso de Pós-Graduação em Gestão de Políticas e Qualidade Social do Ensino Médio, parceria entre MEC e Fundaj, oferece formação continuada em políticas públicas para educadores.
O Ministério da Educação (MEC) deu um importante passo em direção à melhoria da qualidade do ensino no país, ao lançar, na segunda-feira, 23 de setembro, o Programa de Pós-Graduação ‘Gestão de Políticas Públicas e Qualidade Social do Ensino Médio’. Esse programa visa fortalecer a Educação no Brasil, proporcionando aos profissionais da área uma formação mais sólida e atualizada.
No âmbito desse Programa, será realizado o Curso de Pós-graduação (Especialização) e Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB). Esse curso terá como foco o Ensino de qualidade, buscando melhorar o Aprendizado dos estudantes e a Instrução dos professores, proporcionando uma formação mais eficaz e eficiente. Com isso, espera-se uma melhoria significativa na qualidade da Educação no país.
Fortalecendo a Educação: Um Encontro de Educadores e Técnicos
A abertura do evento reuniu 120 educadores e técnicos em Educação das 27 unidades federativas do Brasil na Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Eape), em Brasília (DF). O objetivo era promover a reflexão sobre as práticas e formação no Ensino Médio, um dos pilares da Educação Integral. Para isso, o evento contou com a apresentação do espetáculo ‘Sabe por que tu não deu bola?’, realizado por estudantes do Ensino Médio CEM 804 da Regional Recanto das Emas. O espetáculo retrata a vida de dois jovens periféricos e a resistência contra as discriminações, inspirado em relatos reais de estudantes e jovens vítimas de racismo.
Em seguida, foi formada a mesa com a participação de especialistas em Educação, incluindo o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da SEB, Alexsandro do Nascimento Santos, que representou a secretaria de Educação Básica. Também estiveram presentes Kátia Helena Schweickardt, presidenta da Fundaj; Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal; Flávia Helena Saraiva Xere, coordenadora-geral substituta de Planejamento e Avaliação de Educação Profissional e Tecnológica do MEC; Álvaro Moreira Domingues Júnior, presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal; Patrícia Vieira Nunes, coordenadora-geral de Exames e Instrumentos do Inep; Cleunice Matos Rehem, Conselheira Nacional de Educação; e Ricardo Tonassi Souto, presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede).
Fortalecendo a Educação: O Papel da Formação Continuada
O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da SEB destacou que a formação tem como objetivo apoiar cada rede estadual no processo de planejamento da transformação do Ensino Médio. ‘Faremos isso apoiando as soluções de dúvidas que as redes possam ter, sobre o que a lei propôs, mas também ajudando as redes a refletirem sobre quais ações precisam colocar em movimento desde já, a curto, médio e longo prazo para garantir a qualidade social do Ensino Médio’, ressaltou Alexsandro do Nascimento Santos. Ele acrescentou que essas ações vão desde infraestrutura física, formação pedagógica da escola e de professores e gestores, reorganização do currículo e a ampliação da oferta das escolas de tempo integral.
A presidente da Fundaj ressaltou a relevância do espaço formativo, parabenizando a formação continuada de equipes do MEC e das Secretarias de Educação. ‘Aqui temos um espaço de diálogo, discutindo questões teórico-conceituais, metodológicas, técnicas, e sobretudo refletindo sobre os desafios da Educação neste país. O compromisso político com a qualidade social da Educação pública é o que impulsiona a Fundação Joaquim Nabuco a contribuir com a SEB/MEC no desafio da implementação do PNE [Plano Nacional de Educação] na Educação Básica com foco no Ensino Médio’, destacou.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo