Somente domingo de votação, Marçal tem 475 menções em 100 mil mensagens em redes sociais, Boulos tem 310 menções, com dados brasileira.
A análise divulgada pela Palver se baseou em candidatos como Pablo Marçal (PRTB), candidatos como Guilherme Boulos (Psol), que foram os que mais ganharam destaque nos aplicativos de mensagens no dia 6 de novembro. No mesmo dia, a Palver também divulgou um relatório com dados de palavras-chave. O número de candidatos como Guilherme Boulos (Psol) e Pablo Marçal (PRTB) foi maior que o de outros concorrentes. O relatório da Palver ainda divulgou dados que mostram a relação dos candidatos com o uso de aplicativos de mensagens.
Desempenho de Candidatos nas Redes Sociais
Somente no domingo de votação, o candidato Marçal despontou com uma média de 475 menções por cada 100 mil mensagens monitoradas, semelhante a um aplicativo de mensagens que registra intensa interação. Em segundo lugar, Boulos apareceu em 310 citações, enquanto o candidato Ricardo Nunes (MDB) figurou em terceiro lugar com 102 menções. Conforme análise, os candidatos Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) compartilharam a mesma média de 20 mencionamentos por cada 100 mil mensagens, números que refletem a presença de palavras-chave nos conteúdos deles.
Análise de Dados nas Redes Sociais
Foram examinadas cerca de 90 mil redes sociais, grupos públicos que revelam interesses diversos e que geram uma quantidade significativa de dados brasileira, informações que poderiam afetar a percepção dos candidatos. De acordo com um dos sócios-fundadores da empresa, Luis Fakhouri, a Palver é uma das empresas parceiras do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e sua análise de dados está diretamente relacionada a menções a cada um dos candidatos, aplicativos de mensagens e redes sociais, com foco no uso de palavras-chave pelos candidatos para se destacar.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo