Grupo City Football, dono de dois times, deve escolher ação: rede de clubes, área de administração, futebol, objetivo – supervisionar, vender parte de ações (até 30%), conforme UEFA. Acordo de conformidade: Red Bird Capital, regras multiclubs, UEFA panel, jogar Europa League. (137 caracteres)
A Uefa ofereceu duas alternativas para Manchester City e Girona, times pertencentes ao City Football Group, competirem na próxima temporada da Champions League.
As equipes do Manchester City e do Girona, ambas controladas pelo City Football Group, estão ansiosas para garantir sua participação na prestigiada Champions League.
Manchester City e Girona: Equipes Controladas pelo City Football Group
A medida em questão está relacionada às regras que abrangem equipes que fazem parte do mesmo dono. Uma das opções disponíveis é a criação de uma empresa com o objetivo de supervisionar e administrar uma ampla rede de clubes e diversas áreas dentro do futebol, incluindo a venda de parte das ações e a possibilidade de ter até 30% de um dos dois clubes envolvidos.
Atualmente, o City Football Group detém a totalidade do gigante inglês e 47% da equipe espanhola, o que demonstra a extensão de sua influência no cenário esportivo. A outra alternativa oferecida pela entidade é a transferência de todas as ações de um dos clubes para um fundo que seria supervisionado por um painel designado pela UEFA.
A administração do City Football Group teria a liberdade de escolher entre as opções do modelo aprovado pela UEFA, o que reflete a importância de seguir as diretrizes estabelecidas pelas entidades reguladoras. Na temporada atual, foi estabelecido um acordo de conformidade entre Milan e Toulouse, equipes que contam com o investimento da Red Bird Capital.
Com a confirmação da classificação de Manchester City e Girona para a Champions League, a UEFA iniciou um diálogo com as partes interessadas para esclarecer as normas relacionadas às redes multiclubes e à participação de equipes pertencentes ao mesmo dono em competições europeias. Existe a possibilidade de o City Football Group não cumprir integralmente as regras estabelecidas.
Portanto, caso não apresente uma proposta até a data limite de 3 de junho, um dos times, provavelmente o Girona, poderá ser ‘rebaixado’ e terá que disputar a Europa League. O Girona conta em seu elenco com três jogadores que foram cedidos ou transferidos para o clube sob influência do City Football Group, sendo dois deles brasileiros.
O lateral-direito Yan Couto e o atacante Savinho já têm acordos em andamento, com a transferência de Savinho para o Manchester City na próxima temporada. A relação entre Manchester City e Girona, equipes controladas pelo City Football Group, continua a ser um ponto de interesse no cenário do futebol europeu, especialmente diante das questões envolvendo redes multiclubes e a conformidade com as regras estabelecidas pelas entidades reguladoras.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo