Presidente volta no Brasil à quarta, reunião virtual, declaração, renunciou, total apoio, permitirá emergencial aporte, debater medidas abrigos, milhares precisam, ministerial extraordinária.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou sua visita ao Rio Grande do Sul mais uma vez, prevista para a próxima quarta-feira (15), com a promessa de anunciar ações de apoio financeiro direto à população para auxiliar na reconstrução de parte dos bens perdidos devido às enchentes que assolaram diferentes áreas do estado e afetaram centenas de milhares de famílias desabrigadas e desalojadas.
Nesse sentido, Lula reforçou o compromisso do governo em fornecer assistência financeira e apoio econômico às comunidades afetadas, destacando a importância de medidas concretas para garantir a recuperação gradual da região e o amparo às famílias prejudicadas. A iniciativa visa não apenas mitigar os impactos imediatos das enchentes, mas também estabelecer bases sólidas para a reconstrução e o fortalecimento da infraestrutura local, promovendo a retomada da normalidade e a segurança das famílias atingidas. reunião
Apoio financeiro em destaque após reunião virtual
Uma declaração importante foi dada após uma reunião virtual com o governador do Rio Grande do Sul, realizada na tarde desta segunda-feira (13). Durante o encontro, o governo federal oficializou o envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei que prevê a suspensão da dívida do estado com a União por três anos, com a renúncia total dos juros sobre o débito nesse período. Essa medida permitirá um aporte significativo de R$ 11 bilhões para a recuperação da infraestrutura.
Medidas de assistência financeira em pauta
Para amanhã (14), está previsto o anúncio de uma série de medidas de apoio financeiro para as pessoas físicas. O presidente destacou a importância de fornecer recursos da União para auxiliar aqueles que sofreram perdas e precisam repor seus bens. Ele mencionou a necessidade de ajudar aqueles que perderam suas fontes de renda e estão desempregados, incluindo a possível criação de um auxílio emergencial semelhante ao adotado durante a pandemia de covid-19.
Reunião ministerial extraordinária para debater medidas de apoio
O ex-presidente Lula convocou uma reunião ministerial extraordinária para esta segunda-feira, com o objetivo de discutir medidas de apoio às vítimas das enchentes. Ele ressaltou a importância de apoiar as famílias que estão abrigadas, especialmente aquelas que somam quase 80 mil pessoas. Com mais de 538 mil indivíduos desalojados de suas residências e necessitando de acolhimento, a situação é urgente.
Compromisso com o apoio econômico e social
Durante a reunião sobre as novas medidas relacionadas ao Rio Grande do Sul, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso do governo em fornecer apoio financeiro e social. Ele destacou a importância de resolver os problemas emergenciais, como a situação dos abrigos e das milhares de pessoas que estão fora de casa e precisam de acolhimento. O presidente enfatizou a determinação em garantir a recuperação do estado e o bem-estar de seu povo.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo