Escrito em 1950 pela escritora mineira, “O Escravo” foi lançado em 2023 pela editora Companhia das Letras, com protagonistas Rosa e Renato, abordando classes sociais e circunstâncias da vida.
Carolina Maria de Jesus (14 de março de 1914 – 13 de fevereiro de 1977) foi uma escritora brasileira que ficou conhecida por sua obra póstuma ‘O Escravo’, lançada em dezembro de 2023. O livro aborda temas como amor e desilusão entre personagens de classes sociais diferentes, trazendo à tona reflexões profundas sobre a sociedade.
A saudosa escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, em ‘O Escravo’, apresenta frases marcantes que nos fazem refletir sobre a condição humana, como por exemplo: ‘Somos escravos de tudo que desejamos possuir’. Suas palavras continuam atuais e impactantes, inspirando gerações de leitores pelo mundo.
Carolina Maria de Jesus: a escritora brasileira e suas frases fortes
Ninguém é livre neste mundo’. Além de ‘O Escravo’, outras três obras da autora, que morreu em 1977, foram publicadas de forma póstuma: Diário de Bitita (1986), Antologia Pessoal (1996) e Meu Estranho Diário (1996).
Obra inédita de Carolina Maria de Jesus pela editora Companhia das Letras
Filme de clássico musical LGBT da Broadway será exibido em São Paulo. Filme ‘A Paixão Segundo G.H.’, inspirado em obra de Clarice Lispector, é adiado. 8 romances de autoras mulheres que você precisa conhecer. A obra inédita foi escrita originalmente em 1950 e publicada em 2023 pela editora Companhia das Letras. Ela apresenta ao leitor os protagonistas Rosa e Renato, que são primos, e, embora apaixonados, acabam seguindo caminhos diferentes por pressão da família rica do rapaz.
As obras e a carreira literária de Carolina Maria de Jesus
A carreira literária de Carolina Maria de Jesus foi bem curta. Em vida, ela publicou poucos livros. O peso da obra dela recai sobre as circunstâncias da vida dela: mulher, pobre, favelada, mãe solo com três filhos, catadora de papel, e conseguiu ser escritora’, diz à CNN a professora de literatura Claudia Fernandes. Apesar de só ter estudado até o terceiro ano (antiga segunda série) do ensino fundamental, Carolina Maria de Jesus tornou-se escritora e teve sua primeira obra, ‘Quarto de Despejo: diário de uma favelada’, traduzida para 13 idiomas.
Carolina Maria de Jesus e sua influência na literatura brasileira
‘Falar sobre Carolina é falar sobre a força dessa mulher que chegou a ser escritora’, finaliza a professora Claudia. Tópicos #CNNPop Livros Compartilhe:
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo