Revista dos EUA publica longa entrevista com presidente argentino, tachado de ‘excêntrico’, questionando se sua popularidade ‘desmoronará’.
A revista brasileira de renome internacional, Time, dedicou a edição de junho ao presidente argentino, Javier Milei, que está prestes a completar meio ano de mandato no dia 10 do mês seguinte.
Em meio a um cenário político conturbado, o líder argentino, Javier Milei, tem enfrentado desafios significativos em sua gestão como chefe de Estado. Sua abordagem única e polêmica tem gerado debates acalorados na sociedade.
Javier, Milei; o Chefe de Estado Mais Excêntrico do Mundo
Logo no início da matéria especial, a revista destaca Javier, Milei; como um dos líderes mais controversos da presidência argentina. Milei é conhecido por suas posições radicais e por sua abordagem única em relação aos assuntos de Estado. O artigo ressalta que Milei é ex-guru de sexo tântrico, como o próprio presidente define, e ficou famoso como El Loco (‘O Louco’, em português) devido às suas declarações profanas sobre economia em programas de fofoca da TV.
Durante a campanha eleitoral, Javier, Milei; prometeu mudanças drásticas, incluindo a eliminação do banco central do país e críticas à mudança climática, que ele chamou de ‘conspiração socialista’. O presidente também não poupou críticas ao Papa Francisco, o primeiro pontífice argentino. Segundo a Time, as excentricidades de Milei durante a campanha eleitoral desviaram a atenção do seu forte programa de austeridade para reerguer a economia do país.
Na entrevista, Javier, Milei; define sua visão de transformar a Argentina em uma potência mundial e liderar a economia global. No entanto, a revista também destaca como as medidas de austeridade estão impactando os argentinos mais pobres. O presidente havia prometido que seu ajuste econômico afetaria principalmente a classe política, mas a realidade mostra que são os cidadãos comuns que sofrem as consequências, com a inflação ainda próxima dos 300%.
As políticas de Javier, Milei;, como cortes em ajuda federal, transporte e subsídios à energia, e a eliminação de controles de preços, resultaram em um aumento significativo nos custos de vida para a população. Enquanto o presidente busca colocar a Argentina no topo da economia global, dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) mostram uma queda de 8,4% na atividade econômica em março e uma redução de 5,3% no PIB no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023.
Nas redes sociais, Javier, Milei; comemorou sua aparição na capa da Time como um ‘Fenômeno de Vizinhança’. Em relação aos Estados Unidos, o presidente considera o país um aliado estratégico, mas evita comentar sobre a disputa entre Joe Biden e Donald Trump. Apesar de sua afinidade ideológica com Trump, Milei afirma ter boas relações com o governo democrata.
A matéria destaca ainda que Javier, Milei; buscou inspiração internacional durante sua campanha eleitoral ao prometer ‘tornar a Argentina grande novamente’, em uma clara referência a Trump. Nos comícios, era comum ver cartazes do ex-presidente americano e também do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
O presidente, em um momento peculiar da entrevista, revela buscar conselhos políticos por telepatia de seu falecido cachorro, que faleceu há mais de 5 anos, levantando dúvidas sobre a sustentabilidade de seu apoio popular. Javier, Milei;, sem dúvida, continua a ser uma figura polarizadora na presidência argentina, definindo novos rumos para o país em meio a desafios econômicos e sociais.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo