O índice flerta com 130 mil pontos, após medidas alinhadas com as expectativas de investidores.
A expectativa é que o governo apresente o plano de austeridade, que deve incluir a revisão de gastos e medidas para o aumento da arrecadação, e o Ibovespa, o principal índice da B3 continuando a ser um bom indicador dos movimentos da economia brasileira. Nesse contexto, é vital que os líderes do Legislativo sejam unânimes em relação às medidas que devem ser adotadas para garantir que o plano de austeridade seja bem-sucedido.
O valor do Ibovespa, que é o índice mais importante da bolsa de valores brasileira, indica que o mercado está esperando com ansiedade o anúncio das medidas do governo. Além disso, é preciso que as medidas sejam eficazes e que o Ibovespa continue a ser um bom indicador dos movimentos da economia brasileira, como tem sido nos últimos tempos. É hora de mostrar que o Brasil pode superar esses desafios e avançar com projetos que beneficiem o país como um todo.
Expectativa investidores
O espírito entre investidores no Brasil é de ‘o que é mais um dia para quem espera há mais de um mês?’ Diversos dias se passaram desde que surgiu a hipótese de um pacote de cortes de despesas e, agora, alguns investidores esperam o seu anúncio. As perspectivas positivas, ou melhor dizendo, alinhadas com o esperado dos investidores em relação aos cortes de despesas, levaram o Ibovespa para perto dos 130 mil pontos, patamar que não era visto desde 6 de novembro. O índice avançou 0,69% na terça-feira (26) e encerrou a sessão precisamente nos 129.922 pontos.
Ibovespa e cenário-benigno
O cenário-benigno de juros, que é mais esperado por investidores, resultou em uma injeção de otimismo nas varejistas. As ações das varejistas Magazine Luiza, Lojas Renner e Petz registraram volumes financeiros movimentados nas negociações, superando o seu patamar histórico. Além disso, mesmo com a leitura de novembro do IPCA-15 apontando uma inflação mais alta do que o esperado, o Ibovespa foi sustentado por uma força-tarefa de ações que encerraram a sessão em alta. Entre elas, os papéis dos grandes bancos, como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, que subiram em bloco na terça-feira.
Imprensa-apuração
De acordo com apuração da imprensa, o pacote fiscal prevê cortes da ordem de R$ 70 bilhões para o próximo biênio. Para isso, o governo pretende enviar mudanças nas políticas de reajuste do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do salário mínimo e abono salarial. O ministro Fernando Haddad deve fazer um pronunciamento em cadeia de rádio e TV na noite de quarta-feira para explicar ao público o pacote de corte de gastos que o governo pretende enviar para aprovação do Congresso.
Rede-de-televisão
Na noite de ontem, o ministro Fernando Haddad, considerado o ‘pai do pacote de cortes’, disse que a questão foi pacificada do lado do governo. Segundo apuração da imprensa, o chefe da pasta da Fazenda deve fazer um pronunciamento em cadeia de rádio e TV amanhã à noite para explicar à população o pacote de corte de gastos que o governo pretende enviar para aprovação do Congresso. De acordo com o que vem sendo apurado pela imprensa, o pacote fiscal prevê cortes da ordem de R$ 70 bilhões para o próximo biênio. Para isso, deve trazer mudanças nas políticas de reajuste do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do salário mínimo e abono salarial.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo