Estabilidade em comparação ao levantamento anterior, a gestão do presidente está regular em nove meses de mandato.
Com um ano e nove meses de governo, a avaliação da gestão do presidente Lula (PT) sofreu uma pequena alteração na percepção dos brasileiros. A nova pesquisa Datafolha revelou que 36% dos entrevistados aprovam seu mandato, enquanto 32% a reprovam. 29% consideram a gestão regular, e 2% não souberam responder.
A estabilidade no cenário indica uma mudança na percepção dos brasileiros, após um ano e nove meses de gestão do presidente Lula. Embora os brasileiros estejam mais satisfeitos com a gestão, ainda há um mandato longo pela frente. O presidente Lula ainda tem muito a fazer para melhorar a percepção da população, mas a estabilidade é um sinal positivo para o seu governo. A gestão do presidente Lula é fundamenta para o sucesso do país, e é importante que ele continue a trabalhar para melhorar a vida dos brasileiros.
Rejeição a Governo de Lula chega a 63%
A rejeição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de seu mandato chega a 63%, de acordo com a mais recente pesquisa Datafolha, realizada em 7 e 8 de março, que ouviu 2.029 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios. Esta é a pior avaliação do petista em sua gestão, que começou em 1º de janeiro. Em seu segundo mandato, em 2008, a aprovação do petista era muito superior à de agora, com 64% dos entrevistados dizendo que o governo Lula era ótimo ou bom e apenas 8% o consideravam ruim ou péssimo.
Agora, a margem de erro é de dois pontos, para mais ou menos, dentro do nível de confiança de 95%. A avaliação atual de Lula é similar à do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à mesma altura do mandato. Com um ano e nove meses de governo, Bolsonaro era aprovado por 37% e reprovado por 34%, enquanto outros 27% consideravam sua gestão regular. A rejeição ao petista é maior entre os homens, os que completaram o ensino superior, os que ganham mais de 10 salários mínimos, os brancos e os evangélicos.
Governo de Lula é Rejeitado em Vários Segmentos
A rejeição ao governo de Lula é mais alta entre os mais jovens, os que ganham mais de 10 salários mínimos, os brancos e os evangélicos. No entanto, o petista tem maior aprovação entre os mais velhos, os que estudaram até o ensino fundamental, os que recebem até dois salários mínimos e os católicos. A situação econômica do Brasil piorou nos últimos meses para 41% dos entrevistados, enquanto 26% afirmam que ela melhorou e 32% que permaneceu igual. Já a situação econômica pessoal melhorou para 28% deles, piorou para 26% e continuou a mesma para 45%.
O cenário segue estável em relação ao último levantamento do Datafolha, que contou com estas perguntas, de julho. A melhora é mais citada entre os mais velhos, os que estudaram até o ensino fundamental, os que recebem até dois salários mínimos e os católicos. Já a piora é mais mencionada entre os que completaram o ensino superior, os que ganham de 5 a 10 salários mínimos, os brancos e os evangélicos. Entre os que aprovam a gestão Lula, 79% indicam melhora na economia do país e 65%, na situação econômica pessoal. Entre os que reprovam, 63% falam em piora no cenário.
Mandato de Lula é Marcado por Críticas
A gestão do presidente Lula é marcada por críticas, com 63% dos brasileiros rejeitando seu governo. A rejeição é mais alta entre os homens, os que completaram o ensino superior, os que ganham mais de 10 salários mínimos, os brancos e os evangélicos. No entanto, o petista tem maior aprovação entre os mais velhos, os que estudaram até o ensino fundamental, os que recebem até dois salários mínimos e os católicos.
A situação econômica do Brasil piorou nos últimos meses para 41% dos entrevistados, enquanto 26% afirmam que ela melhorou e 32% que permaneceu igual. Já a situação econômica pessoal melhorou para 28% deles, piorou para 26% e continuou a mesma para 45%. O cenário segue estável em relação ao último levantamento do Datafolha, que contou com estas perguntas, de julho.
A melhora é mais citada entre os mais velhos, os que estudaram até o ensino fundamental, os que recebem até dois salários mínimos e os católicos. Já a piora é mais mencionada entre os que completaram o ensino superior, os que ganham de 5 a 10 salários mínimos, os brancos e os evangélicos. Entre os que aprovam a gestão Lula, 79% indicam melhora na economia do país e 65%, na situação econômica pessoal. Entre os que reprovam, 63% falam em piora no cenário.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo