Zezé sofreu preconceito na novela e também foi alvo de comentários racistas na vida real devido a seu relacionamento inter-racial.
Sumário Considerada uma das novelas mais polêmicas da teledramaturgia, ‘Corpo a Corpo’ será exibida novamente na televisão pelo canal Viva. A novela, que também explorou a trama de um romance inter-racial, provocou reações preconceituosas contra a atriz Zezé Motta, que interpretou um papel marcante na trama.
A teledramaturgia brasileira tem um vasto repertório de produções que marcaram época, e ‘Corpo a Corpo’ é um exemplo emblemático desse legado. A novela abordou questões sociais relevantes e provocou debates importantes sobre diversidade e representatividade na televisão, contribuindo para a evolução do gênero no país.
Novela: ‘Corpo a Corpo’ – Uma das Mais Polêmicas da Teledramaturgia
Considerada uma das novelas mais polêmicas da teledramaturgia, ‘Corpo a Corpo’ será reprisada na TV pelo canal Viva. Com data marcada para estrear no canal em 24 de junho, a novela de Gilberto Braga gerou uma série de comentários racistas direcionados à atriz Zezé Motta na época, em 1984.
A trama, protagonizada por Débora Duarte, Antonio Fagundes e Glória Menezes, abordou temas como vingança, realizações e racismo. O foco estava no relacionamento de Eloá (Débora Duarte) e Osmar (Antonio Fagundes), que se vê abalado quando Eloá conhece Raul em uma festa, um homem que se revela ser o próprio diabo. Movida pela ambição, Eloá faz um pacto com ele em busca do sucesso.
A história que mais chamou a atenção do público foi a de Sônia (Zezé Motta), uma jovem arquiteta que se apaixona por Cláudio (Marcos Paulo), herdeiro da família Fraga Dantas. Vivendo um relacionamento inter-racial, a personagem de Zezé enfrenta o racismo na novela, o que a leva a terminar o romance. Infelizmente, esse preconceito ultrapassou as telas e a atriz foi alvo de ataques racistas do público.
Em 2022, Zezé Motta falou sobre o preconceito que enfrentou na época da novela. Em uma entrevista, ela relembrou os ataques racistas que sofreu, tanto na ficção quanto na vida real. A atriz destacou a importância da novela em abordar questões raciais em horário nobre, sendo um marco para o movimento negro no país.
A relação inter-racial entre os personagens interpretados por Zezé Motta e Marcos Paulo gerou grande repercussão entre os telespectadores. Os comentários preconceituosos e racistas vindos de algumas pessoas evidenciaram a necessidade de debater e combater o racismo na sociedade.
A novela ‘Corpo a Corpo’ foi um marco na televisão brasileira, trazendo à tona questões importantes sobre relacionamentos inter-raciais e enfrentamento do preconceito. O trabalho de Gilberto Braga foi revolucionário ao abordar temas tabus e provocar reflexões sobre a diversidade e a igualdade.
Fonte: @ Nos
Comentários sobre este artigo