Presidente do PT criticou autoridade monetária do BC por operações de swap necessárias para questões fiscais.
A deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann (PR), reiterou a importância de uma intervenção do Banco Central (BC) no mercado cambial para conter possíveis ataques especulativos contra o real. A intervenção proposta visa estabilizar a moeda nacional e evitar volatilidades prejudiciais à economia do país.
Em meio à preocupação com a valorização do dólar, é fundamental que medidas de intervenção sejam tomadas para proteger o câmbio e garantir a estabilidade financeira. A atuação do Banco Central é essencial para conter movimentos especulativos que possam impactar negativamente o valor do real frente a outras moedas estrangeiras.
Intervenção Cambial e a Postura do Banco Central
No desfecho das transações, a cotação do dólar apresentava um acréscimo de 0,22%, atingindo R$ 5,6652. A persistência de um novo dia de intervenção especulativa no real tem sido observada, enquanto o Banco Central permanece inerte, sem executar as operações de compra e swap que se mostram imprescindíveis neste momento. ‘Irresponsáveis!’, criticou a congressista em sua conta na plataforma de mídia social X (anteriormente conhecida como Twitter). Além disso, ela renovou suas críticas ao presidente do BC, Roberto Campos Neto.
‘Aliás, o seguidor de Bolsonaro, Campos Neto, deve estar aplaudindo o ataque que ele próprio desencadeou, ultrapassando os limites ao abordar questões fiscais’, lamentou a líder do PT. As declarações de Hoffmann contrastam com o posicionamento expresso ontem pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Este ressaltou que a decisão de intervir no câmbio compete exclusivamente à autoridade monetária.
‘Esse é um tema do Banco Central, não da Fazenda. Eles são os responsáveis por determinar quando e como agir. Portanto, é uma decisão que cabe a eles tomar. Sempre há a possibilidade, pois está na governança do Banco Central a ação quando necessária. A avaliação da necessidade cabe à diretoria do BC’, enfatizou Haddad.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo