Receita Federal anuncia R$ 1,1 bilhão para mais de 900 mil contribuintes do RS, por “Dias Próximos” – Mutirão de Apoio, prazos, beneficiados: Alfândegas, helicópteros, drones, municípios afetados.
A Receita Federal divulgou hoje que mais de 900 mil cidadãos do estado de São Paulo terão direito a restituições do Imposto de Renda, totalizando R$ 1,3 bilhão no primeiro lote, com data de pagamento marcada para 30 de maio.
Além das restituições esperadas, é importante lembrar que é fundamental manter as despesas em dia para evitar impostos adicionais devidos no futuro.
Receita Federal: Restituições do Imposto de Renda e Medidas de Apoio
A Receita Federal surpreendeu ao anunciar que o número de beneficiados com restituições do Imposto de Renda superou as expectativas. Isso se deve, em grande parte, à eficiência do novo sistema, que permitiu a finalização do lote em 15 de maio, cinco dias antes do prazo tradicional de 10 de maio. Além disso, a agência está implementando medidas de apoio aos contribuintes gaúchos.
Nos próximos dias, está previsto o Mutirão de Apoio aos contribuintes do Rio Grande do Sul, com foco na acessibilidade digital. Serão disponibilizados computadores, tablets e acesso à internet em abrigos, facilitando o acesso aos serviços públicos digitais.
Entre os serviços oferecidos durante o mutirão estão o acesso ao Portal gov.br, contas bancárias e de e-mail, e a antecipação das restituições do Imposto de Renda. Esta iniciativa conta com a participação de estudantes do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, um projeto que visa fornecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas.
Recentemente, a Receita Federal anunciou diversas ações para beneficiar o Rio Grande do Sul, como a doação de mercadorias apreendidas nas alfândegas, o adiamento de prazos para pagamento de tributos e entrega de declarações, incluindo o Imposto de Renda. Além disso, a agência disponibilizou helicópteros e drones para auxiliar nas operações.
Uma novidade importante é o Receita Via Rápida, que visa facilitar o recebimento de doações internacionais. Além disso, o prazo para a entrega do Imposto de Renda foi estendido até 31 de agosto, beneficiando os contribuintes de 336 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas.
A Receita Federal também ampliou os prazos para o pagamento de tributos federais, incluindo parcelamentos, e estendeu o prazo para o cumprimento de obrigações acessórias. Os tributos com vencimento nos meses de abril, maio e junho foram prorrogados para os últimos dias úteis de julho, agosto e setembro, respectivamente.
Além disso, os prazos para atos processuais relacionados a processos administrativos de contribuintes domiciliados nos municípios afetados foram suspensos até 31 de maio de 2024. Essas medidas visam trazer alívio e suporte para aqueles que enfrentam dificuldades devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
Fonte: @ JC Concursos
Comentários sobre este artigo