Ministério da Justiça coordenará a segunda fase da operação de busca dos foragidos do presídio de segurança máxima, com foco em ações de inteligência.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública encerrará as operações realizadas pela Força Nacional em busca dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada no Rio Grande do Norte, ainda nesta sexta-feira, 29.
A ação das equipes da Força Nacional no território potiguar foi considerada fundamental para auxiliar as autoridades locais no monitoramento e captura dos foragidos, reforçando a importância do trabalho conjunto entre as forças de segurança em situações de risco.
Operações da Força Nacional em Busca de Foragidos
De acordo com o Ministério da Justiça, que coordena os esforços de captura dos foragidos desde o dia 14 de fevereiro, quando a dupla escapou da prisão, o foco das operações de busca será concentrado em ‘ações de inteligência‘. Na prática, os cerca de 500 agentes que estavam empenhados em trabalhos de campo para encontrar os dois detentos deixarão de ser mobilizados.
Agentes empenhados em Trabalhos de Campo
Segundo informações do secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, os esforços de captura serão intensificados pelas polícias de Rio Grande do Norte, e também com efetivo da Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional Penal, que permanecem na cidade potiguar.
Detenção de Rogério Mendonça e Deibson Nascimento
No dia 14 de fevereiro, os detentos Rogério Mendonça e Deibson Nascimento escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, tornando-se as duas primeiras pessoas a fugirem de um presídio de segurança máxima no Brasil. Diversas forças policiais foram acionadas para encontrar a dupla.
Forças Policiais Mobilizadas na Operação de Buscas
A operação contava com aproximadamente 500 agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Força Nacional, Corpo de Bombeiros, além de policiais militares dos Estados de Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Paraíba e Goiás, atuando em turnos de dia e noite.
Força Nacional na Operação de Buscas
A Força Nacional, que também fazia parte das forças policiais mobilizadas, encerrará suas atividades em Mossoró nesta sexta-feira (29) e não terá sua presença renovada, conforme comunicado do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A mudança de estratégia não foi detalhada pela pasta.
Atuação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado
Com a entrada da operação em uma segunda fase, focada em ações de inteligência, sob coordenação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), as investigações seguem em andamento. Membros do Comando Vermelho, Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, continuam foragidos.
Desafios dos Especialistas em Operações Policiais
Especialistas consultados pelo Estadão questionaram o tamanho do efetivo mobilizado, apontando custos elevados e desproteção em outras áreas que dependiam da atuação das forças policiais. O secretário da Senappen, André Garcia, destacou a importância das investigações da Polícia Federal e o apoio da Força Nacional Penal em Mossoró.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo