Proposta de Emenda Constitucional visa proteger a saúde física e emocional dos trabalhadores brasileiros, afetados pela escala de trabalho 6×1 e comércio informal, promovendo bem-estar e recuperação.
Uma Proposta de Emenda à Constituição, formulada pela deputada federal Erika Hilton, gerou um grande impacto na sociedade. A proposta aposta na abolição da escala 6×1, que permite a funcionários trabalharem por seis dias seguidos e descansarem apenas um dia. A escala 6×1 pode ser prejudicial ao bem-estar dos trabalhadores, afetando negativamente sua saúde e humor. Além disso, essa escala é também prejudicial ao desempenho de trabalho.
A proposta de Erika Hilton visa alterar a dinâmica de trabalho no Brasil. Ela defende que a escala 6×1 não atende às necessidades de trabalho dos funcionários e que o horário de trabalho deve ser mais justo. A escala 6×1 pode ser prejudicial ao bem-estar dos trabalhadores, afetando negativamente sua saúde e humor. Além disso, essa escala é também prejudicial ao desempenho de trabalho.
A escala de trabalho 6×1: um tema de debate em alta na sociedade
A discussão sobre a escala de trabalho 6×1, ou escala 6 dias em 1 dia de descanso, tem sido um tópico de grande interesse em 2023. O início dessa discussão se deu em um vídeo publicado pelo influenciador digital e vereador Rick Azevedo, que desabafou sobre a extenuante rotina de trabalho que realizava à época. Ele classificou a escala de trabalho 6×1 como uma ‘escravidão moderna’, afirmando que não era capaz de realizar atividades fora do trabalho devido à sobrecarga de responsabilidades. Em suas palavras, ‘Eu não tenho filho, não tenho marido, sou sozinho e não consigo fazer as coisas, imagina quem tem tudo isso e casa para cuidar.’
Rick Azevedo, ao compartilhar sua experiência, lançou o movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que visa a modificação da legislação trabalhista para abordar questões como a escala de trabalho 6×1. A proposta do VAT busca encontrar uma solução para a fadiga física e mental dos trabalhadores brasileiros, incentivando uma vida mais equilibrada e saudável.
A escala de trabalho 6×1 tem se tornado um assunto recorrente nas redes sociais, especialmente no TikTok. Muitos indivíduos estão compartilhando suas próprias experiências e desafios vivenciados em decorrência dessa escala de trabalho intensiva. A falta de tempo para descanso e atividades pessoais leva a sentimentos de irritação, ansiedade e desmotivação, pois o tempo para recarregar e encontrar equilíbrio é reduzido.
A psicóloga e especialista em comportamento organizacional, Denise Milk, destaca os impactos negativos da escala 6×1 na saúde mental. Ela enfatiza que o ritmo intenso de trabalho pode limitar o tempo de descanso e de atividades pessoais, resultando em sentimentos de irritação, ansiedade e até desmotivação. Além disso, a falta de pausas adequadas e o ritmo constante dificultam o prazer no trabalho e a sensação de realização.
A escala 4×3: uma abordagem mais equilibrada
A psicóloga Denise Milk também destaca benefícios da escala de trabalho 4×3, na qual o colaborador trabalha quatro dias e descansa três. Este modelo pode oferecer uma série de vantagens tanto para o funcionário quanto para a empresa. A recuperação emocional e mental é mais profunda, permitindo um desligamento saudável das pressões do dia a dia.
Ao retornar ao trabalho, o colaborador tende a estar mais disposto, motivado e produtivo, o que eleva o nível de qualidade nas entregas e nas interações com a equipe. Além disso, a escala 4×3 pode favorecer o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do indivíduo, permitindo que ele se dedique a atividades que promovem o bem-estar.
A implementação da escala 4×3 pode ser benéfica para o bem-estar psicológico e a satisfação profissional, e pode refletir positivamente em sua saúde mental.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo