Sondas da Nasa revelam composição do solo marciano e abrem possibilidade de reservas de água e habitação extraterrestre.
Pesquisadores descobriram indícios de que há depósitos de água líquida na superfície de Marte.
Essa substância vital, conhecida como H2O, é essencial para a existência de vida como a conhecemos.
Descobertas de água em solo marciano impulsionam pesquisas
A partir das conclusões obtidas com os dados reunidos pela sonda Mars InSight, da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), será possível direcionar mais pesquisas sobre a possibilidade de vida fora da Terra. O módulo coletou informações do solo que estava embaixo dele e forneceu informações sobre sua composição, levando evidências de que há água líquida no planeta — elemento vital para a existência de vida. O estudo, publicado nesta segunda-feira (12) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, utilizou dados que a Mars InSight coletou durante uma missão que durou quatro anos e foi encerrada em 2022.
Importância da água no ciclo marciano
Entender o ciclo da água marciana é essencial para compreender a evolução do clima, da superfície e do interior do planeta vermelho. Vashan Wright, geofísico da Scripps Institution of Oceanography, da Universidade da Califórnia em San Diego, e líder da pesquisa, ressaltou a relevância desse elemento vital. A água congelada nos polos é conhecida pelos cientistas, entretanto, a descoberta de água líquida abre novas possibilidades de estudo sobre a possibilidade de habitação de Marte e sobre formas de vida extraterrestre.
Exploração das reservas de água em solo marciano
‘A água é uma substância essencial para a vida e sua presença em Marte é um marco significativo’, comentou Wright. ‘Um ponto de partida útil é identificar onde a água está e quanta [água] há’, acrescentou o geofísico. A existência de água líquida no solo marciano abre caminho para pesquisas mais aprofundadas sobre as reservas de água no planeta vermelho e suas potenciais aplicações para a exploração espacial.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo