Quatro opções podem ser marcadas. Música-dos-racionais, procedimento-metalinguístico e crítica-social-à-opressão são o que falta.
A violência institucional no Brasil é um problema de longa data e cujas raízes são complexas. Muitas vezes, as alternativas corretas são facilmente identificadas, mas explicar por quais motivos as outras estão erradas é um desafio que muitos corretores de plantão não enfrentam de forma eficaz. Nos últimos anos, podemos observar a evolução de movimentos sociais que protestam contra a violência policial, especialmente em contextos de agressividade e brutalidade.
Um exemplo disso é a comunidade hostilidade que existe entre a sociedade e as forças de segurança em alguns bairros. É comum escutarmos histórias de crueldade cometidas por policiais em diferentes regiões do país. A violência institucional não é apenas um problema da polícia, mas também da sociedade, que muitas vezes tolera e justifica a violência. Para mudar essa realidade, é essencial que haja uma discussão aberta e transparente sobre a natureza da violência institucional e sobre as alternativas que poderiam ser implementadas para reduzir a violência e promover a justiça social. A violência é um tema complexo e multifacetado, e desafiar a crueldade e a brutalidade exigirá uma mudança de atitude e uma maior conscientização da sociedade sobre o impacto da violência nas pessoas e nas comunidades.
Violência como Estrutura de Nossa Sociedade
Não vou nem discutir a premissa genérica e preconceituosa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) segundo a qual as várias experiências narradas nos discos dos Racionais tratam no fundo de um só tema: a violência que estrutura nossa sociedade. Admitamos que seja isso. As correções extraoficiais apontam uma alternativa correta, mas nenhuma entra no espinhoso debate dos motivos pelos quais as outras seriam erradas. Não seriam.
A Crítica Social à Opressão e a Violência
A questão cita trecho do clássico Capítulo 4, Versículo 3, no trecho iniciado com ‘minha palavra vale um tiro, eu tenho muita munição’ até ‘astral imprevisível, como um ataque cardíaco do verso’. Alternativa correta, embora exagerada. A alternativa indicada como correta sobre a ‘tematização da violência’ afirma que ela acontece ‘como procedimento metalinguístico, que concebe a palavra como uma forma de combate e insubordinação’. Ok, está correto, embora o procedimento metalinguístico – a palavra falando dela mesma – aconteça somente no primeiro verso e no último.
Música dos Racionais e a Violência
Uma alternativa descartada como errada afirma que a ‘tematização da violência’ ocorre na ‘referência a termos bélicos, que sinaliza uma crítica social à opressão da população nas periferias’. Esta alternativa está correta sobretudo porque a palavra ‘sinaliza’ não significa uma referência direta, mas indica, sugere, dá a entender. A palavra ‘sinaliza’ torna a alternativa possível. Usar ‘sinaliza’ torna a alternativa possível.
A Violência e a Representação da Maldade
Versos invertem e relativizam representações. Outra alternativa seria errada porque a ‘tematização da violência’ acontece ‘nas definições ambíguas do enunciador, que inverte e relativiza as representações de maldade e bondade’. O enunciador, que é a voz poética, cria sim ambiguidades ao inverter e relativizar, ou seja, ao reconsiderar, repensar, reavaliar as representações de maldade e bondade. A passagem citada na questão faz basicamente o que tornaria a alternativa errada: relativiza e inverte.
Fonte: @ Terra
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