Cidades rio-grandense meridionais enfrentam subida de Água de Lagoa dos Patos. Nível, Guaíba, cota: atual (considerado normal), alerta, inundação, escoamento. Municípios afetados: fortes chuvas. Sala de situação em emergência. Nível do Rio: cota altura. Cota alerta: 12m, inundação: 13m. Água Lagoa dos Patos.
Enchentes em São Lourenço do Sul (RS) nesta quinta-feira, 9 Foto: Divulgação/Prefeitura de São Lourenço do Sul O nível do Rio Guaíba ficou abaixo dos 5 metros pela primeira vez desde sábado, 4, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Contudo, o escoamento da água para a Lagoa dos Patos, ao sul da capital gaúcha, já está causando alagamentos em diferentes municípios às suas margens.
Os alagamentos continuam a ser uma preocupação em diversas regiões do Brasil durante a temporada de chuvas intensas. As autoridades locais estão em alerta para possíveis inundações e outros desastres hidráulicos que podem ocorrer devido às condições climáticas adversas. É essencial que medidas de prevenção e resposta sejam implementadas para garantir a segurança da população e a minimização dos impactos causados pelas enchentes e alagamentos.
Enchentes e Alagamentos: Nível da Água da Lagoa dos Patos em Alerta
Em Pelotas, a aproximadamente 220 quilômetros de Porto Alegre, a prefeitura emitiu um alerta sobre o aumento do nível da água da Lagoa dos Patos, atingindo a marca de 2,14 metros. O boletim divulgado às 14h desta quinta-feira revelou que 505 moradores do município estão em abrigos públicos.
Voluntários têm se dedicado a resgatar vítimas em meio às inundações, desastres hidráulicos, no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil divulgou uma lista atualizada de mortos e desaparecidos após os recentes eventos climáticos. A previsão do tempo indica um aumento significativo nas chuvas na região nos próximos dias.
Na cidade de Rio Grande, as ruas do centro já estão submersas pela água da Lagoa dos Patos, que se encontra 1 metro acima do nível considerado normal. Para garantir a segurança, áreas alagadas receberão reforço no patrulhamento da Polícia Civil, enquanto 1.516 pessoas e 333 animais estão em abrigos na cidade.
Em São José do Norte, a prefeitura recomendou a evacuação de moradores próximos à Lagoa dos Patos devido ao aumento de 1,14 metro no nível da água. A cidade abriga 102 pessoas e 65 animais domésticos em locais seguros. São Lourenço do Sul também enfrenta a elevação do nível da água, atingindo 2,47 metros.
A Sala de Situação de Emergência do Rio Grande do Sul alerta que a Lagoa dos Patos pode ultrapassar os 3 metros de altura em breve, devido ao escoamento das águas. Os alagamentos nas cidades ao sul do estado são resultado direto desse aumento repentino.
Os desastres hidráulicos já causaram 107 mortes confirmadas e deixaram 136 pessoas desaparecidas. Dos 497 municípios gaúchos, 425 foram afetados de alguma forma pelas fortes chuvas. O número de pessoas afetadas chega a 1.476.170, com 67.542 em abrigos e 164.583 desalojadas, além de 374 feridos.
Alerta no Guaíba: Monitoramento Constante das Cotas de Inundação
No Cais Mauá, o nível do Rio Guaíba é monitorado de perto, com a cota atual em 4,93 metros, acima da cota de alerta de 2,5 metros e próxima da cota de inundação de 3 metros. A informação mais recente, obtida às 13h15min, destaca a importância do controle das águas para evitar desastres.
A previsão de novas frentes frias na região Sul do Brasil traz esperança de que o bloqueio atmosférico responsável pelo clima extremo seja quebrado em breve. Esse padrão climático atípico tem contribuído para as fortes chuvas e alagamentos na região, mas a expectativa é de que as condições melhorem com a chegada das novas frentes frias.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo