Estudantes e profissionais se inscrevem em Semana de Educação Midiática em massa, ensino e cidadania, com habilidades informacionais e temas midiáticos, de 29 a 1 de novembro.
A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) participou de uma videoconferência preparatória para a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática. A transmissão foi realizada nesta terça-feira, dia 8 de outubro.
Nesse evento, a SEB reforçou a importância da formação de educadores para a concepção de práticas pedagógicas inovadoras no ensino, permitindo uma melhor educação para os estudantes. A sua atuação com os educadores foi fundamental para promover uma educação mais eficaz.
Objetivo da Semana de Educação Midiática
O principal objetivo da Semana de Educação Midiática, que ocorrerá entre 29 de outubro e 1° de novembro, é detalhar as atividades que fortalecerão as habilidades midiáticas e informacionais dos estudantes em temas essenciais como meio ambiente e mudanças climáticas, promoção do jornalismo e direitos no ambiente digital, enfatizando a importância da educação midiática em todos os níveis da sociedade.
Práticas Pedagógicas e Habilidades Informacionais
A iniciativa se relaciona com a Estratégia Nacional Escolas Conectadas e se conecta com todas as redes de ensino do país. A Chefe de Projetos da Coordenação-Geral de Tecnologia e Inovação do MEC, Larissa Ebeling, destacou que o objetivo é criar uma educação voltada para a cidadania digital, por meio de práticas pedagógicas mediadas por recursos tecnológicos, que preparem os estudantes para atuar no mundo digital de maneira segura e responsável, contribuindo para o seu pleno exercício da cidadania.
Participantes e Parcerias
A transmissão foi feita em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República; a Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); a União Nacional dos Dirigentes Municipais de ensino (Undime); e o Conselho Nacional de Secretários de educação (Consed). Participaram da videoconferência representantes das instituições parceiras, destacando a importância da colaboração para o desenvolvimento da educação midiática no Brasil.
Histórico e Projeções
Em 2023, a Semana Brasileira de educação Midiática realizou mais de 400 iniciativas, em 24 estados, com um público potencial de 54 mil pessoas. Em 2024, a Semana ocorrerá simultaneamente ao evento global da Unesco sobre alfabetização midiática e informacional, fortalecendo a conexão do Brasil com o debate internacional e reforçando a importância da educação midiática em todos os níveis da sociedade.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo