Ter uma casa com jardim é uma sorte, mas também acarreta uma grande responsabilidade no combate às pragas de insetos, aracnídeos e condições que propiciam a transmissão de doenças, criando uma barreira olfativa ideais.
Os jardins são o local perfeito para a vida saudável do ser humano, mas também podem vir a ser um ambiente propício para a proliferação de carrapatos, que são um dos principais vetores de doenças transmitidas por carrapatos no Brasil. Carrapatos podem se multiplicar em grande número em um ambiente verdejante como o seu jardim, causando desconforto para as pessoas que o utilizam.
Além disso, um outro problema comum em jardins é a infestação por pulgas. Pulgas são insetos pequenos que se alimentam de sangue e podem causar lesões na pele e transmitir doenças, como a febre maculosa. Portanto, é fundamental tomar medidas preventivas para evitar a infestação de carrapatos e pulgas em seu jardim. Isso pode incluir o uso de produtos químicos, como inseticidas, e a manutenção de um ambiente limpo e arejado.
Plantas que Repeliram os Carrapatos e Pulgas
Conhecemos bem a sensação de acordar com a dor lancinante de um carrapato e, também, de sentir o desconfortável tormento de um bicho pulando na nossa pele. Mas, o que muitas ainda não sabem, é que uma das melhores soluções para evitar infestações por esses insetos é contar com plantas que os repelam, oferecendo benefícios para a saúde sem deixa-lo sem um dólar. Uma das melhores soluções para evitar infestações por carrapatos e pulgas é contar com plantas que os repelam.
Além de deixar o nosso jardim mais bonito, qualquer uma das soluções aqui apresentadas (ou ambas) reduzirá significativamente o risco de infestações e, portanto, de doenças associadas. Leia também: 10 plantas que melhoram sua qualidade de vida
Primeiro Passo: Alecrim
Além de proporcionar um ótimo aroma ao ambiente, suas propriedades repelentes atuam sobre pulgas, moscas e ácaros. Desta forma, ao espalhar plantas de alecrim pelo jardim podemos criar uma barreira olfativa. E, não se esqueça, o alecrim é uma excelente opção para quem procura ampliar a capacidade de defesa de sua pele contra esses insetos.
Carrapatos e Pulgas Nada Mais!
Também conhecida como Artemisia absinthium, é a segunda planta que vai te ajudar não só com carrapatos e pulgas, mas também com traças. Além disso, é uma planta de bela folhagem densa e de excelente aroma. Leia também: Alecrim faz o cabelo crescer? Conheça os benefícios da erva e como usá-la
Carrapatos e os Problemas de Saúde
Além de oferecerem uma barreira olfativa, essas plantas podem reduzir a transmissão de doenças de insetos. E, se você não quiser ficar sem um dólar, não se preocupe, pois, elas são baratas. Compre-as custando cerca de R$ 20,00, ou R$ 10,00 em sementes, e aproveite para plantar a sua jardim, que é a melhor opção.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo