Gases são a causa mais comum para dor abdominal e podem ser acompanhadas por hipersensibilidade e febre.
A dor abdominal é um sintoma comum em muitas pessoas, mas o Dores Abdominais pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo a hipersensibilidade a gases. Algumas pessoas podem experimentar uma dor abdominal intenso devido a uma leve alteração na quantidade de gases no estômago.
Uma gastroenterologista, Dóris, afirma que a dor abdominal não é apenas causada por gases. Outras causas incluem problemas digestivos, como inflamação ou infecção no intestino, e até mesmo condições médicas mais graves, como a Dores Abdominais associada a problemas nos órgãos internos. Além disso, a Dores Abdominais pode ser um sintoma de outras condições, como doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa.
Determinando o Diagnóstico: Fatores que Contribuem para Dores Abdominais
A dor abdominal é um sintoma comumente associado a problemas digestivos, mas existem fatores que podem influenciar a natureza dessa dor e ajudar a determinar o diagnóstico. No caso das dores abdominais, é fundamental relacionar sintomas adicionais que podem surgir ao lado dessa dor para obter um diagnóstico mais preciso.
Sinais que Indicam que Sua Dor Abdominal Pode Ser Mais do que Gases
Existem alguns sinais que podem indicar que sua dor abdominal é mais do que apenas gases.
1. Dor Localizada: Em geral, a dor abdominal por gases é menos específica, parecendo mais difusa e abrangendo todo o abdômen. No entanto, dores em locais específicos podem ter causas específicas. Por exemplo, dores do lado direito inferior do abdômen podem estar relacionadas à apendicite, doença de Crohn ou hérnias, enquanto dores mais à esquerda podem ser gastrite.
2. Como a Dor se Manifesta: As dores abdominais causadas por gases normalmente se manifestam como pontadas ou cólicas, uma dor súbita, de início rápido, de intensidade mais branda e semelhante a uma cólica, com períodos de melhora e piora.
3. Duração da Dor: Gases costumam ser problemas transitórios, acumulados dentro do corpo ao comer e falar ou na metabolização dos alimentos, expelidos posteriormente, o que causa melhora do sintoma. No entanto, dores que se estendem por muitos dias podem estar relacionadas a quadros mais graves, como cálculos ou uma colecistite aguda.
4. Rigidez do Abdômen: Gases podem deixar o abdômen mais distendido, ou seja, estufado, devido ao movimento exacerbado das alças intestinais. No entanto, o abdômen muito rígido pode significar outros problemas, como uma diverticulite ou algum processo inflamatório.
5. Sentir Dor Após Exercícios: Raramente a dor abdominal após exercícios tem relação com gases. A atividade física reduz a produção de gases e facilita sua eliminação. Portanto, o mais normal é que dores abdominais após os exercícios sejam musculares. No entanto, pessoas que usam suplementos de carboidratos e aminoácidos podem ter mais flatulência.
6. Ter Dor, Abdominal e Febre: Outro ponto importante é que os gases não costumam trazer junto outros sintomas de alerta, como febre e mal-estar. Geralmente esses são sinais presentes em quadros inflamatórios ou infecciosos tais como apendicite aguda, inflamação dos divertículos e inflamação da vesícula biliar.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo