O Ministério da Educação celebrou a data da Educação com transmissão no YouTube, valorizando a liderança como pilar fundamental para o sucesso das instituições, destacando continuidade na formação, educação básica e aperfeiçoamento de profissionais em ambiente de aprendizagem contínuo.
O Ministério da Educação (MEC) conduziu, na última terça-feira, uma atividade de reflexão e debate sobre o papel do Diretor Escolar na gestão educacional. Esta iniciativa foi denominada ‘O Diretor Escolar: da formação continuada à liderança transformadora’ e teve o objetivo de abordar questões centrais no desempenho dos Diretores escolares.
A discussão contou com a participação de Gestores, Lideranças e Profissionais da área da educação, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o papel do Diretor Escolar na condução das ações educacionais. Assim, o Diretor Escolar assume um papel fundamental na orientação da política educacional, influenciando a formação dos alunos e as práticas pedagógicas.
Reconhecimento ao papel das lideranças educacionais
O evento Diretor Escolar rendeu tributo ao papel fundamental das lideranças educacionais, destacando o papel de Gestores na formação de ambientes de aprendizagem inspiradores e evidenciando a relevância da educação continuada desses Profissionais. O encontro está disponível no canal do MEC no YouTube, garantindo que a formação tenha um espaço para ser debatida.
Esses gestores têm um papel crucial no fortalecimento da educação básica no Brasil e, em conjunto com os professores e as equipes, garantem o bom funcionamento das escolas, conforme destacou a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt. Além disso, esses Profissionais são essenciais para um bom clima escolar, para o desenvolvimento integral dos estudantes, apontando que o aperfeiçoamento contínuo é fundamental para o sucesso escolar.
Para apoiá-los, dentre outras ações, o MEC criou o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), que produz e apoia ações de formação, garantindo que os Profissionais estejam sempre atualizados em suas habilidades e conhecimentos.
Durante a transmissão, o Diretor da Escola Municipal do Ensino Fundamental General Osório de Canoas (RS), Rhenan Santos, contou sobre a sua experiência na função: ‘Eu sou Diretor de uma escola em um bairro de periferia, que atende cerca de 600 alunos, e passei pelos desafios de enfrentar o ensino remoto e as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Foram momentos de muito trabalho e angústia, mas que me trouxeram uma série de reflexões sobre a profissão: não somos e não podemos ser apenas gestores escolares, precisamos também ser Lideranças para toda a comunidade.’
‘A gente pensa em maneiras de entender melhor esse universo da gestão escolar e a cada dia quer buscar mais sobre o local em que estamos inseridos’, disse a Diretora da Escola Municipal Dom José de Medeiros Delgado de Parelhas (RN), Vitória Lima. ‘Precisamos compreender a comunidade para poder estar nela e para acolher da melhor forma possível cada um dos alunos, conhecendo sua história e pensando nas suas particularidades. O Diretor se torna referência e assume diferentes papéis que vão além do pedagógico, como o social e o de apoio pessoal.’
Ações do MEC para apoiar os Diretores Escolares
Dentre as ações desenvolvidas pelo MEC para apoiar os Diretores Escolares, estão:
– Proditec: o programa conta com 3,2 mil vagas semestrais para o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. São oito universidade parceiras e um investimento de R$ 10 milhões, em 2024.
– Curso de Especialização em Gestão Escolar: por meio da Universidade Aberta do Brasil e em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), serão ofertadas quase 10 mil vagas para a formação em 2025.
– Avamec: o Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) conta com diversos cursos de formação, como ‘Curso de Gestão Escolar’, Mentoria de Diretores Escolares’ e ‘Curso de Liderança Escolar’.
– Participantes – Estiveram presentes na abertura do evento o coordenador-geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica do MEC, José Roberto Ribeiro Júnior; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo; e o Diretor da Coordenação Geral de Desenvolvimento Curricular e Avaliação da Educação Básica do MEC, João Carlos Salles.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo