Personagem estará no CEU Três Pontes, em São Miguel Paulista, no Dia D de Prevenção e Combate à Dengue com atividades preventivas básicas do mosquito e impacto das mudanças climáticas nas unidades de saúde.
Prevenção da Dengue em São Paulo
Em São Paulo, a prevenção da dengue é uma ferramenta eficaz para evitar a propagação do vírus. A Secretaria Municipal da Saúde está realizando uma campanha de vacinação e conscientização para evitar o avanço da dengue. A campanha abrange seis unidades do Centro Educacional Unificado (CEU) e todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista.
A dengue é uma das principais causas de doenças transmitidas por mosquitos no Brasil, junto com a zika e a chikungunya. Essas arboviroses podem causar sintomas graves, como febre alta, dor de cabeça e dor muscular. É importante lembrar que a prevenção é a melhor forma de se proteger contra essas doenças. A campanha de conscientização de São Paulo reforça a necessidade de identificar e eliminar focos de dengue em locais públicos e particulares, como cisternas de água parada e lixo inadequadamente armazenado. Com a colaboração da população, é possível prevenir a dengue e outras arboviroses.
Vigilância e Prevenção: Combate à Dengue e Demais Arboviroses na Grande São Paulo
A cidade de São Paulo se prepara para o Dia D de Combate à Dengue e Demais Arboviroses, uma campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O evento será realizado pela secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e contará com a participação de Zé Gotinha, o personagem icônico da campanha de prevenção.
Parceria Estratégica: CEU e Saúde Unidas
As atividades do Dia D serão realizadas em todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e em seis pontos unidades do Centro Educacional Unificado (CEU), em uma parceria estratégica entre a Educação e a Saúde. Nos CEUs, o público poderá participar de oficinas, rodas de conversa, apresentações educativas sobre o ciclo do mosquito e formas de prevenção.
Ciclone da Prevenção: Impacto das Mudanças Climáticas
Haverá atividades interativas com estudantes e comunidades locais, incluindo escolas. Além disso, as equipes realizarão rodas de conversa sobre o impacto das mudanças climáticas na transmissão de arboviroses e oficinas práticas. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da eliminação de criadouros e dos sinais e sintomas da dengue.
Zona Leste: Ações Preventivas
No CEU Três Pontes, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, Zé Gotinha estará presente para motivar a população a se engajar na prevenção. As atividades, realizadas das 8h às 17h, ocorrerão em todas as UBS da cidade e em seis pontos unidades do CEU. O público poderá participar de oficinas, rodas de conversa, apresentações educativas sobre o ciclo do mosquito e formas de prevenção.
Desafio de Prevenção: Eliminação de Criadouros
As equipes das UBSs da cidade estarão abertas para vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que residem ou estudam na cidade de São Paulo. Ao longo do dia serão realizadas ações educativas internas e externas, incluindo orientações sobre a eliminação de criadouros, sinais e sintomas da dengue. As atividades visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti.
CEUs no Dia D de Combate à Dengue e Demais Arboviroses
Os CEUs participantes serão:
– Oeste: CEU Jaguaré;
– Sudeste: CEU Heliópolis (professora Arlete Persoli);
– Sul: CEU Alvarenga;
– Norte: CEU Parque Novo Mundo;
– Centro: EMEF Celso Leite Ribeiro Filho.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo