Projeto MEC x IFSULDEMINAS ofereceu 277 cursos em seis meses, com foco em educação e ciência para comunitário.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, desenvolveu o projeto Capacita em Rede, que busca fortalecer a educação e a formação profissional no Brasil. Executado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a iniciativa já alcançou resultados expressivos entre maio e novembro de 2024.
Com o objetivo de qualificar a mão de obra nacional, o projeto Capacita em Rede ofereceu 277 cursos de qualificação profissional, beneficiando 3.698 pessoas. Essa qualificação profissional é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao mercado de trabalho, garantindo uma profissionalização mais eficaz. Ao mesmo tempo, a capacitação dos indivíduos em diferentes áreas de atuação visa melhorar a eficiência e a produtividade em suas respectivas carreiras. Além disso, a educação contínua é essencial para manter os profissionais atualizados sobre as últimas tendências e tecnologias em seu campo, mantendo-os competitivos no mercado de trabalho.
Educação para Todos: Iniciativa Empenha-se em Capacitar 19 Mil Profissionais até 2025
Em uma reunião realizada na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a CNBB anunciou o número de 19 mil profissionais que serão capacitados até 2025, em um investimento de R$ 5 milhões. A iniciativa visa proporcionar formação de qualidade para esses profissionais, com cursos de 50 horas de duração, oferecidos em parceria com a CNBB, que já contempla 138 paróquias em 100 municípios de 12 estados.
A capilaridade do projeto é garantida pela CNBB, com a mobilização das pessoas, identificação das necessidades profissionais locais, ambiente comunitário/paroquial para a realização dos cursos e estrutura de matrículas. Já o IFSULDEMINAS coordenará a contratação dos professores, materiais didáticos e certificação, conferindo credibilidade e qualidade aos cursos oferecidos.
Os cursos mais procurados do projeto incluem Cuidador de idoso, Introdução ao marketing digital, Produção de alimentos doces e salgados, Assistente administrativo, Manicure e pedicure, Maquiagem, Costureira básico, Eletricista predial baixa tensão, Cuidador infantil e Informática, demonstrando a diversidade das necessidades profissionais atendidas pela iniciativa.
A parceria entre o MEC e a CNBB visa superar a tensão entre a formação e a capacitação profissional, alinhando a educação com as necessidades reais do mercado de trabalho. A CNBB, com seus regionais e igrejas, desempenha um papel fundamental na mobilização comunitária, identificação das necessidades profissionais locais e fomento de um ambiente comunitário adequado para a realização dos cursos. Já o IFSULDEMINAS assume a responsabilidade de coordenar a contratação dos professores, materiais didáticos e certificação, garantindo a qualidade e credibilidade dos cursos oferecidos.
A iniciativa visa não apenas qualificar 19 mil profissionais até 2025, mas também contribuir para a qualificação e profissionalização da população, ao mesmo tempo em que promove a educação e a ciência como fundamentos para o desenvolvimento sustentável. Com um investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa demonstra o compromisso do governo em investir na educação como forma de superar as necessidades profissionais locais e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo