Algumas atividades físicas diárias podem controlar crises; exercícios, caminhada de meia hora podem ser úteis, assim como técnicas respiratórias, controle da respiração e relaxamento podem ser úteis para pessoas com tendência a estados de ansiedade.
Alguns pacientes relatam sentir uma sensação de ansiedade ao enfrentar situações novas ou desconhecidas, o que pode levar a um mal-estar generalizado. Com o objetivo de minimizar esses sintomas, muitas pessoas buscam formas de controlar a ansiedade sem recorrer a medicamentos convencionais.
A ansiedade é um estado complexo que pode ser influenciado por uma variedade de fatores, incluindo apreensão em relação ao futuro, medo de fracasso e até mesmo insegurança em relação ao ambiente ou a si mesmo. Dessa forma, é possível que esses sentimentos estejam relacionados ao desconforto e à estranheza que muitas pessoas experimentam. Além disso, a ansiedade pode ser agravada por uma perfeição excessiva, levando a uma pressão constante e a um sentimento de insegurança em relação ao desempenho.
Ansiedade: Entendendo as Sintomas e Tratamentos
A ansiedade é um estado de mal-estar que pode afetar qualquer pessoa, causando uma sensação de desconforto e insegurança que pode ser difícil de superar. Ao longo do tempo, essa ansiedade pode se transformar em um estado crônico, afetando a qualidade de vida de quem a sofre. Existem várias formas de lidar com a ansiedade, desde a prática de exercícios físicos até a respiração controlada.
Exercícios Físicos e Ansiedade: Uma Relação Closa
Praticar exercícios físicos é uma das formas mais comuns de controlar a ansiedade. Isso ocorre porque o exercício físico aumenta a produção de serotonina, uma substância que aumenta a sensação de prazer. No entanto, nem todas as pessoas gostam de praticar exercícios, o que pode tornar essa alternativa menos eficaz. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, pode ser um bom começo para lidar com a ansiedade. Além disso, a caminhada pode ser uma oportunidade para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa, pensando nos pontos geradores de ansiedade que precisam ser trabalhados.
Reduzindo o Estresse Diário
Pessoas com tendência à ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário, e existem diversas formas de fazer isso. A acupuntura, a meditação, a homeopatia e o uso de florais de Bach podem ser opções úteis para quem se sente estressada com facilidade. Além disso, a yoga oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo, aumentando a flexibilidade, fortalecendo os músculos, aumentando a vitalidade e controlando o estresse. As massagens também podem ser uma alternativa para controlar a ansiedade, especialmente quando abordadas de forma oriental, buscando o equilíbrio emocional.
Controle da Respiração: Uma Ferramenta Poderosa
Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, é fundamental fazer o controle da respiração. Isso pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada, e expirando lentamente pela boca. Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.
Evitando Pensamentos Negativos
Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, é recomendável que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos. Deve-se tentar dimensionar a gravidade da situação, questionando a si se existe uma forma alternativa de análise, se estamos superestimando o grau de responsabilidade que temos nos fatos ou se estamos subestimando o grau de controle que podemos ter. Uma vez avaliada a situação, devemos substituir os pensamentos negativos por pensamentos mais realistas e otimistas.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo