Delegações de vários países visitaram escola em arena olímpica, discutiram funcionamento e políticas educacionais no Brasil.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira, 10 de julho, informações sobre a operação da escola pública municipal Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, localizada no Parque Olímpico da Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para os grupos que estiveram presentes nas sessões do GT de Educação do G20, na cidade carioca, nos dias 8 e 9.
A instituição de ensino GEO Isabel Salgado, que faz parte da rede municipal de escolas, foi escolhida para receber as visitas das delegações internacionais durante as atividades do GT de Educação do G20, proporcionando um intercâmbio de experiências educacionais entre diferentes países. A escola se destaca por sua localização privilegiada no Parque Olímpico da Barra, contribuindo para a disseminação de práticas inovadoras no campo do ensino.
Transformação do GEO em escola: um legado olímpico
O GEO, que já teve suas instalações utilizadas como arena de esgrima e taekwondo, passou por uma significativa transformação para se tornar uma instituição de ensino. Este processo marcou um dos legados deixados pela Olimpíada de 2016, que teve lugar na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, o GEO é reconhecido como uma das maiores escolas integrantes da rede municipal de ensino da região, representando um marco importante na retomada do Plano de Legado Esportivo de 2016.
Durante a visita técnica ao GEO, a comitiva foi calorosamente recebida por alunos, professores, membros do corpo técnico da escola e representantes do governo municipal. O objetivo da visita foi permitir que os participantes conhecessem de perto as ações e projetos pedagógicos em andamento na instituição, os quais estão alinhados com as políticas de educação vigentes no Brasil. Foi uma oportunidade única para observar como tais políticas se materializam na prática, sob a ótica tanto dos docentes quanto dos discentes.
Francisco Figueiredo de Souza, assessor especial para assuntos internacionais do Ministério da Educação e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Educação, ressaltou a relevância da visita técnica realizada após intensas discussões no GT. Para ele, esse momento foi fundamental para colocar em prática os pontos discutidos durante as reuniões anteriores.
O encontro do GT de Educação do G20, sediado no Rio de Janeiro, contou com a participação de representantes de 31 delegações, incluindo as principais economias globais. O próximo encontro está agendado para ocorrer em Fortaleza, no mês de outubro. Essas iniciativas refletem o compromisso em fortalecer a cooperação internacional no campo da educação. – Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo