Conhecer novas pessoas é difícil, mas a Inteligência Artificial com visão computacional e aprendizado de máquina pode facilitar o reconhecimento facial em plataformas de relacionamento.
A Inteligência Artificial (IA) está presente em diversos aspectos do nosso cotidiano. Desde a utilização de assistentes virtuais em smartphones até a recomendação de filmes em plataformas de streaming, a Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais comum. Seja na previsão do clima ou na tradução de idiomas, a presença da IA é notável e impactante em nossa sociedade.
Além disso, a Inteligência Artificial (IA) tem impulsionado avanços significativos em áreas como o aprendizado de máquina (ML) e a inteligência máquina. Com algoritmos cada vez mais sofisticados, a IA é capaz de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões complexos, possibilitando a automação de tarefas e a tomada de decisões baseadas em informações precisas e em tempo real.
Inteligência Artificial: Uma Parceira Potencial na Era do Aprendizado de Máquina
E esse é apenas um dos milhares de usos. No texto anterior do blog, vimos o quanto a IA tem ajudado as pessoas em uma área bem menos lógica, que é a dos relacionamentos. Hoje todos os principais aplicativos e plataforma com este fim usam a IA para ajudar as pessoas descobrirem parceiros em potencial, para amizades, trabalhar junto e claro, namorar. Ajuda você a se apresentar melhor e também conversar melhor nos encontros com as pessoas interessadas, além de poder, claro, se passar por você online. Agora vamos entender como a IA está também se tornando uma parceira em potencial.
Inteligência Artificial: Uma Aliada no Reconhecimento Facial e na Personalização de Experiências
Uma das principais funções da IA é a sua extrema personalização. Com o uso de ML, uma rede neural é capaz de aprender tudo sobre uma pessoa e devolver o que ela mais deseja, sem grandes dificuldades. Se isso faz com que nós recebamos anúncios que parecem resultado de quem está nos escutando ou dentro da nossa cabeça, pode também produzir ‘personagens’ que se adequem aos nossos desejos. Basta a gente treinar essa rede neural. Hoje em dia conhecer novas pessoas é uma tarefa árdua. Conhecer um potencial parceiro/a/e é mais difícil ainda. Todo mundo está atarefado, sem tempo suficiente, disposição e abertura para encontros que exigem um empenho maior, o da conquista. Diante desse cenário, as chances de formar laços significativos são poucas, e não sair de casa até parece uma vantagem evolutiva.
Inteligência Artificial: Transformando a Experiência de Namoro Online com Visão Computacional
Leia mais Você deixaria uma IA escolher seu(sua) namorado(a)? A era dos dispositivos com inteligência artificial Slopificação da internet: você sabe o que é isso? Segundo uma pesquisa do Pew Research de 2023, feita nos Estados Unidos, cerca de metade de todos os adultos com menos de 30 anos já usaram um site ou aplicativo de namoro, porém quase metade deles relatam sua experiência como negativa. Pra quem já usou sabe bem como essa experiência pode ser frustrante e exaustiva. Até conseguir um encontro, se tem um monte de conversas vazias e poucas correspondências. Antes disso, horas foram dedicadas a deslizar os dedos na tela. E apesar de os apps prometerem conexões e a possibilidade de encontrar o amor da sua vida, o padrão é a grande maioria das pessoas continuarem solteiras, insatisfeitas com os aplicativos e desistindo de usá-los. Mas a parte complexa dessa história toda é que geralmente não temos outras opções. O namoro online já se popularizou e é cada vez mais comum, especialmente entre adultos millennials e os mais jovens. E se boa parte acaba se frustrando, isso significa que essas pessoas continuam sozinhas. E a solidão não é uma escolha. Por isso a IA tem desempenhado um papel bastante curioso, ocupando um lugar importante no desenvolvimento dos afetos de muitas dessas pessoas. Para aquelas que já tinham dificuldade de se relacionar com outros seres humanos, uma opção não humana pode ser também uma saída para a solidão muito mais efetiva. Por isso estamos vendo uma certa tendência crescer, principalmente entre os jovens, que é se relacionar diretamente com uma IA.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo