Desenvolvida com ID Logistics e Automni, a ferramenta otimizou a linha de produção e armazenagem, reduzindo exposição e atendendo à demanda real com veículos inteligentes.
Foto: divulgação. Tamanho da fonte: -A+A A Danone, multinacional de capital aberto de produtos alimentícios, contratou a empresa ID Logistics e a startup Automni para desenvolver um robô autônomo para a operação da fábrica de lácteos da companhia em Poços de Caldas, Minas Gerais. A implementação do robô autônomo visa otimizar os processos de produção e logística, trazendo mais eficiência e precisão para a empresa.
Além disso, a utilização da automação proporcionada pelo robô autônomo permite uma redução de custos significativa e uma maior segurança no ambiente de trabalho. A Danone está investindo cada vez mais em tecnologias inovadoras, como a automação, para se manter competitiva no mercado e atender às demandas dos consumidores por produtos de qualidade. linha de produção
Implementação de Robôs Autônomos na Linha de Produção e Armazenagem Vertical
De acordo com a empresa, a proposta é que o robô autônomo impulsione a linha de produção dos paletes de produtos finalizados para a armazenagem vertical, levando em consideração a demanda real da companhia. Anteriormente, essa tarefa era desempenhada por um colaborador operando uma empilhadeira, o que resultava em desgaste e necessidade de manutenção do equipamento.
Os robôs autônomos atuam como veículos inteligentes que empregam sensores e processadores integrados para o transporte de materiais, sem depender de orientações físicas. Eles conseguem se locomover por mapas criados em seu software que representam o ambiente físico, sendo capazes de identificar e ao mesmo tempo desviar de indivíduos e outros objetos.
Com essa solução, a Danone afirma ter conquistado total autonomia no deslocamento da área fabril e armazenamento dos paletes em seu centro de distribuição. A empresa obteve diversos ganhos de eficiência, além de uma redução no risco de acidentes devido à diminuição da exposição de pessoas a equipamentos durante a operação.
A multinacional também observou uma diminuição em sua frota de empilhadeiras. A implementação ainda proporcionou agilidade à operação, que agora pode ser 100% contínua, sem interrupções ou falta de operadores em períodos de pausa.
Avanços da Automação na Operação da Danone
Adriano Beltramini, gerente de distribuição da Danone, declara: ‘Sabemos da complexidade em introduzir tecnologias no Brasil devido aos elevados custos de importação e, principalmente, este projeto busca apresentar soluções dentro de nossa operação de maneira extremamente segura, com tecnologia de ponta e com custo adequado.’
O projeto já é uma realidade e representa apenas o início de uma extensa jornada de automação dentro das atividades da empresa, proporcionando eficiência, produtividade e garantindo a satisfação dos clientes.
A Danone, fundada em 1919 e com sede em Paris, está presente em 120 países e chegou ao Brasil em 1970. Entre suas marcas estão Bonafont, Sustain, Milnutri, FortFit e YoPro. No terceiro trimestre de 2023, a receita da companhia aumentou 6,2%, atingindo € 6,9 bilhões. O Grupo ID Logistics é um dos principais prestadores de serviços logísticos internacionais, com uma receita em 2023 de € 2,7 bilhões.
A empresa administra mais de 400 locais em 18 países, totalizando 8 milhões de m² operados na Europa, América, Ásia e África, empregando mais de 38 mil colaboradores. Por outro lado, a Automni, estabelecida em 2014 por um grupo de engenheiros da Universidade de São Paulo (USP) em São Paulo, tem como missão auxiliar empresas a aumentarem a produtividade dos empilhadores em pelo menos 60%.
Júlia Facca Repórter no Baguete Diário Imprimir Enviar por e-mail Comunique um erro Danone rpa automni id logistics
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo