No Parque São Jorge, Corinthians e Nike apresentaram uniformes 1 e 2 de 2024. Luta contra racismo, história nossa, página em preto: prática esportiva democrática, promove igualdade, multicultural. #CorinthiansNike2024
O Corinthians revelou, juntamente com a Nike, os kits 1 e 2 para a época de 2024 durante uma celebração no Parque São Jorge, na noite de quarta-feira. Em 2024, a ênfase na apresentação dos novos uniformes foi a luta contra o racismo, com a frase ‘Nossa história é um capítulo em preto’ marcando presença no evento.
O clube reforçou o compromisso de combate ao racismo ao lançar os novos uniformes, destacando a importância da diversidade e inclusão. A mensagem de união e respeito esteve presente em cada detalhe da noite de lançamento, reforçando o posicionamento do Corinthians na luta contra o racismo.
Luta Contra o Racismo: Iniciativa do Corinthians e Nike
O aguardado confronto contra o Fortaleza, que acontecerá no próximo sábado, será marcado pela estreia do novo uniforme 2 do Corinthians. Totalmente em preto, inclusive o escudo, essa novidade reflete o compromisso do clube com a luta contra o racismo. Ainda sem data divulgada, a camisa 1, branca com detalhes pretos na parte inferior, também terá seu momento de estreia.
Desde sua fundação, no início do século passado, o Corinthians sempre foi um símbolo de popularidade, inclusão e defesa de uma prática esportiva democrática e multicultural. No entanto, reconhecendo a importância de combater ativamente o racismo, o clube se engaja ainda mais nessa causa.
O Presidente do Corinthians, Augusto Melo, enfatizou esse compromisso ao destacar: ‘O Corinthians sempre foi e será o Alvinegro Paulista, o Time do Povo’. Em parceria com a Nike e outros aliados, o clube se envolve em ações práticas de combate ao racismo, indo além de campanhas e uniformes.
A colaboração entre a Nike e o Corinthians para oferecer palestras sobre o racismo aos elencos profissionais e categorias de base é crucial para promover o letramento racial no futebol. Essa iniciativa é um passo significativo rumo à conscientização contra esse tipo de crime, que infelizmente ainda encontra espaço no ambiente esportivo.
Marcelo Carvalho, Diretor do ODRF, ressalta a importância do compromisso conjunto das duas instituições na promoção da igualdade e no combate ao racismo. Ele destaca: ‘Essa iniciativa inspira outras organizações a seguirem o mesmo caminho, demonstrando um compromisso real com a igualdade e a diversidade.’
O evento realizado no salão nobre do Parque São Jorge reuniu figuras importantes, como a alta cúpula da diretoria do Timão, ídolos históricos do clube como Zé Maria e Wladimir, além de artistas e influenciadores. Carol Nogueira, atacante da equipe feminina do Corinthians, e MC Jotapê foram os modelos representativos na divulgação dos novos uniformes, simbolizando a união na luta contra o racismo.
Fonte: @ Gazeta Esportiva
Comentários sobre este artigo