Centro-Oeste com três novos clubes, Sul com mais um. Libertadores, Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde no torneio.
A quarta fase da Copa do Brasil se aproxima e a expectativa está alta para mais emocionantes confrontos. Com 16 times ainda na disputa, a briga por uma vaga nas quartas de final promete ser acirrada. O ge traz análises e projeções sobre os confrontos que vão movimentar o cenário do futebol brasileiro.
A copa nacional é uma das competições mais tradicionais do país e reúne clubes de todas as regiões em busca da glória. Com jogos marcados pelo equilíbrio e pela emoção, a Copa do Brasil tem se consolidado como um dos principais torneios do calendário esportivo nacional. Os confrontos eliminatórios prometem fortes emoções e surpresas a cada rodada.
Expansão da Copa do Brasil em 2024
A região Sudeste, por exemplo, nesta terceira fase de 2024 teve uma redução de cinco clubes em relação a esta mesma etapa, mas no ano passado – 2023: 15 e 2024: 10. A região Nordeste teve um aumento de duas equipes – 2023: 7 e 2024: 9.
Veja os detalhes por região abaixo:
2023 | Sudeste:
- Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Corinthians, Santos, América-MG, Botafogo, Cruzeiro, Tombense, Ituano, Botafogo-SP, Volta Redonda e Nova Iguaçu.
2024 | Sudeste: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Botafogo, Bragantino, Vasco, Botafogo-SP. Redução de 33.33% de participações de clubes da região na terceira fase, neste ano, em relação a edição de 2023. 2023 | Nordeste:
2024 | Nordeste:
- Fortaleza, Bahia, Ceará, Sport, CRB, Vitória, Sampaio Corrêa, América-RN e Sousa.
Aumento de 28.57% de participações de clubes da região na terceira fase, neste ano, em relação a edição de 2023. 2023 | Sul:
- Athletico-PR, Grêmio, Internacional, Coritiba, Brasil, Ypiranga-RS e Maringá.
2024 | Sul:
- Athletico-PR, Grêmio, Internacional, Juventude, Criciúma, Operário-PR, Brusque e Ypiranga-RS.
Aumento de 14.28% de participações de clubes da região na terceira fase, neste ano, em relação a edição de 2023. 2023 | Norte:
- Remo, Paysandu e Águia de Marabá
2024 | Norte:
- Águia de Marabá e Amazonas
Redução de 33.33% de participações de clubes da região na terceira fase, neste ano, em relação a edição de 2023. 2023 | Centro-Oeste:
- Atlético-GO, Cuiabá e Goiás.
Aumento de 300% de participações de clubes da região na terceira fase, neste ano, em relação a edição de 2023. + Veja a tabela da Copa do Brasil
Quando serão as datas da 3ª fase?
A partir de agora os confrontos passam a ser realizados com jogos de ida e volta, e serão definidos em sorteio na CBF, com data ainda a ser confirmada.
Os 32 times serão separados em dois potes, levando a consideração a colocação de cada um no Ranking Nacional de Clubes. As equipes de um pote enfrentarão as do outro. A ordem dos mandos de campo também será sorteada. As datas reservadas para a terceira fase da Copa do Brasil são os dias 1º e 22 de maio.
Veja divisão de clubes por potes
Pote 1: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.
Pote 2: Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América-RN, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa.
Premiação
A partir da presença na terceira fase, todos os clubes, independentemente de divisão, passam a receber a mesma cota de participação.
Assim, a classificação para as oitavas de final vale uma premiação de R$ 3,465 milhões.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo