Plataforma de monitoramento de processos reduziu em até 80% as falhas na operação de frente de caixa.
Foto: Depositphotos Tamanho da fonte: -A+A A Coocerqui, rede de supermercados que opera como uma cooperativa de consumo em Cerquilho, São Paulo, implementou a Darwin, sistema de monitoramento e controle de operações no comércio da Inwave.
Com a utilização da Darwin, a Coocerqui garante um eficiente monitoramento em tempo real de suas atividades, possibilitando uma gestão mais precisa e ágil de seus processos internos. Além disso, a plataforma oferece recursos avançados de monitoramento que auxiliam a cooperativa a tomar decisões estratégicas com base em dados concretos e atualizados.
Implementação de Plataforma para Monitoramento em Tempo Real
Michel Mendes, encarregado do departamento de prevenção de perdas da Coocerqui, compartilha que a organização já possuía um determinado controle e conseguia investigar as ocorrências, no entanto, sempre de forma reativa, após o acontecido. Agora, com a nova plataforma para monitoramento em tempo real, todas as lojas da matriz são monitoradas constantemente, permitindo a observação de todas as atividades relacionadas à frente de caixa por meio de câmeras com áudio e vídeo, juntamente com o telefone, que facilita a comunicação entre o caixa e o fiscal remoto para a realização de operações como, por exemplo, o cancelamento de itens.
Anteriormente, situações como o cancelamento de produtos, contagem incorreta de mercadorias e questões com códigos de produtos exigiam a presença do fiscal de caixa. Isso resultava em um tempo médio de resolução de problemas de dois a quatro minutos. Após a implementação da nova tecnologia, esse tempo foi reduzido para 22 segundos. Raul Araújo, diretor da Coocerqui, destaca que a utilização dessa plataforma trouxe mais agilidade para a frente de caixa, o que contribuiu significativamente para a diminuição dos custos operacionais, algo crucial para a empresa, considerando a estreita margem de lucro, além de beneficiar de forma abrangente todo o processo.
Antes, a empresa realizava 4 mil auditorias mensalmente. Com a introdução desse projeto, esse número aumentou para 60 mil. Ao unir as auditorias ao monitoramento em tempo real, foi possível identificar e corrigir processos e erros operacionais relacionados ao registro de produtos. Como resultado, a empresa conseguiu reduzir em até 80% as falhas operacionais na frente de caixa, demonstrando a eficácia do monitoramento contínuo e proativo na otimização dos processos internos.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo